A IDEOLOGIA NAS NOSSAS ESCOLHAS

Semana passada estava conversando com alguns professores e como tal, também possuo minhas decisões por escolhas ideológicas, mas como sociólogo, tento ser o mais distante possível e analisar as coisas pelo lado de fora do senso comum, da visão ideológica. Estávamos conversando sobre política e como a administração de um governo e diferente de outro, e tentava argumentar que no fundo as mudanças não eram tão significativas, as diferenças estariam mais no seu projeto de governo, que alguns tentam demonstrar de uma forma com obras gigantescas, outros com assistencialismo, mas que no processo administrativo e econômico não há muito que o governante fazer.


E ai como eu disse, os professores com os seus valores ideológicos diziam que eu estava errado, que um governo tal faz mais coisas que outros, que da mais valor aos professores, que a educação esta uma ruína, que o professor esta sendo desvalorizado e etc, etc.

Tentei argumentar, mas percebi que o fator ideológico esta impregnado, e eles apenas conseguiam ver as coisas de um modo apenas pessoal, não estavam interessados nas outras políticas, como saúde, moradia, saneamento básico, segurança, transporte, etc. não se pode criticar um governo apenas por uma área especifica, tem que analisar por todos os lados, como ele trata à economia do estado, os recursos, a corrupção e etc. sei que muitas pessoas não estudam economia e por isso tem dificuldade de entender os gastos dos governos e as leis aos quais estão presos. Eu tentei argumentar que é da mesma forma que cuidamos das contas de nossa casa, não se pode gastar mais do que ganha, senão sempre vai faltar e ficar devendo.

Senão aprendermos a nos distanciar das idéias ideológicas, nos podemos cair em erros que podem muito afetar o nosso futuro, as nossas decisões tem que ser racionalizadas, aprender a ouvir o outro lado e deixando de lado os preconceitos e aprender a ouvir as idéias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!