A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Estou observando já há algum tempo algumas pessoas, inclusive professores que a educação era melhor, que precisa ter qualidade, que antigamente a educação tinha um propósito e etc.
   Sinceramente gostaria de saber se eles estão comparando a educação do passado do Brasil com a educação atual ou estão comparando a educação atual do país com outro país? Nós temos que ser realistas, a educação do Brasil nunca foi tão boa e tão justa quantitativa como atualmente, o ensino básico e médio do país nunca teve tantos professores qualificados e com nível superior, a educação no passado poderia ter um pouco mais de qualidade porque havia pouquíssimas escolas no país e ainda por cima, as escolas eram para as pessoas da elite brasileira e não para a grande população. Com a massificação da educação, e o estado tendo que cumprir com a sua obrigação constitucional de levar educação para todos os brasileiros, infelizmente à qualidade foi deixado um pouco de lado, mas com o passar do tempo o estado foi se regulamentando e atualmente muitos professores tem que ter nível superior para exercer a função. Não estou dizendo que a qualidade não foi deixada de lado, mas convenhamos? A educação era realmente melhor no passado? Os professores eram realmente qualificados para a educação?
   Como professor não posso negar que o profissional esta sendo desvalorizado com baixos salários e poucos incentivos para continuar na profissão, mas não é desculpa para não enxergar a realidade e acreditar que o passado por ser mais cômodo, por que antigamente os professores eram mais valorizados e ganhavam mais, não quer dizer que a educação do passado era melhor, que os professores eram mais qualificados. As pesquisas aos quais li, dizem que apenas há 20 anos a maioria dos professores possuíam apenas o ensino médio e poucos tinham ensino superior para exercer a função.  
    Uma coisa é discutir a qualidade, mas não discutir o acesso à educação. Sim a educação em todo país precisa melhorar, mas pelos índices de vários institutos, não é o estado que possui mais dinheiro que a educação é melhor, e sim aonde a educação é tratada com profissionalismo.
   Vou dar o exemplo de São Paulo, o estado da aos alunos, a escola, professores, pessoal administrativo e de limpeza, material didático, cursos gratuitos, informática, salas de vídeo e etc. e ainda assim a educação em São Paulo não é a das melhores, mesmo o estado tendo os maiores números de professores e com recursos. Ainda assim a educação não consegue ultrapassar a media do IDEB de 3,8 de 0 a 10.
    Algumas pessoas não conhecem a historia e somente comentam de acordo com o senso comum, como se realmente o passado da educação fosse melhor. No país nunca tivemos tantos profissionais qualificados, os índices de pessoas analfabetas no país tem diminuído gradativamente, e a grande maioria das crianças estão indo a escolas e sendo alfabetizadas.
    Como já escrevi anteriormente, um dos grandes problemas da educação é a falta de interesse dos alunos em estudar, vão porque se acham obrigados a ir, não existem respeitos pelos professores e colegas e assim dificulta o trabalho de aprendizado. A educação deveria vir de casa, os alunos deveriam ir para a escola com os valores de certo e errado já consagrados pela família, e o papel do professor é ensinar os conteúdos científicos e não educá-los.

Comentários

  1. Não sei dizer se era melhor, talvez o fator humano era melhor. Os professores eram respeitados, não estou falando do governo ou salário, nada disso. Digo em termos de proximidade com a família. Em muitos casos era quase como um membro. Embora, por outro lado, existia mais violência(castigo exagerado por parte do professor, etc). Hoje se um professor tocar em um aluno, ou é considerado espancamento ou abuso sexual, isso mina a confiança. Em resumo, hoje é tudo número e o ser humano não é um número. Sim, mais pessoas alfabetizadas é um bom fator, mas hoje somos a nota que tiramos, e a nota nem sempre quer dizer muita coisa. Apenas para mostrar que a coisa está "boa" aos olhos do governo, mas está boa somente na superfície.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente hoje o homem se tornou um produto do meio,e a nota e que faz valer isso meu caro,quanto a educação do aluno para com o professor,isso vem de casa,tem que vir,os pais tem que dar o norte para os alunos,pois la fora voce nao vai ter essa oportunidade e nem todos vao chegar ao final,infelizmente.
      quanto as questões de abuso,isso sempre aconteceu seja,aqui ou na ungria ,o que vale e o bom senso de ambos ,pais alunos e profissionais da educação.

      Excluir
  2. tenho 60 anos e posso afirmar categoricamente que o ensino era fundamental so se adquiria seus deplomas os que estavam aptos a adquirilos com medias superiores a cinco e hoje so a aprovasoes atraves de frequencia

    ResponderExcluir
  3. Na época em que fiz o ensino médio, que era o científico, se aprendia cálculo, que hoje só é ensinado na Universidade. Basta comparar um livro de matemática de décadas atrás, com os de hoje. Quanto ás outras matérias não saberia opinar, mas quanto á matemática, com certeza, se saia do ensino médio sabendo mais.

    ResponderExcluir
  4. O processo educacional hoje compete com o mundo virtual, e o pior em alguns casos perde feio, haja vista que os mesmos competem em espaços distintos, uns visam melhorar, progredir, adiantar ,outros buscam questionar de forma abstrata, rasa e principalmente baseada nas pesquisas do senso comum. Na era da informação, uma nova questão tem surgido no meio da educação: como definir o papel da escola em relação às redes sociais que, a cada dia, têm ocupado cada vez mais o tempo dos estudantes?
    Dependendo da situação de forma negativa, alunos se questionando se vale a pena estudar tal matéria, ou se vai servir no futuro, ou se não e perda de tempo, como assim perda de tempo, segundo um autor , Perda de tempo é fazer do conhecimento a munição para sobrepujar seus oponentes. Melhor fazer dele o adubo que faça florescer até em solo infértil.A educação hoje sem sombra de duvida esta melhor,contudo,o processo educacional esta trabalhando de forma isolada,sem ajuda dos pais ou responsáveis,sao os novos tempos,as mulheres trabalham,os homens ajudam em casa e assim vai,contudo,alguns valores estao deixando de ser repassados para os discentes ou essa nova clientela,se chama respeito para com o próximo.

    ResponderExcluir
  5. O Ensino da década de 80 pra trás eram os melhores, agora tá uma merda! Ninguém aprende nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

Queria estar errado!