Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.

    A desigualdade Étnica no Brasil é um processo histórico, com muitas idéias divergentes que nos fazem pensar na nossa realidade atual, será que tem como mudar ou já esta mudando com o tempo?

     Na minha visão a desigualdade étnica no Brasil somente ira mudar quando a educação se tornar de qualidade desde o ensino fundamental, e não somente no nível superior. A universalização do ensino superior foi sim um grande marco para a sociedade brasileira, mas infelizmente esta tampando o sol com a peneira. O que eu quero dizer com isso é que a qualidade dos alunos que estão cursando as universidades particulares com a abertura das universidades particulares desde a década 1990 até o momento com o pro uni, acabou transformando o ensino superior em uma vergonha para o país. Os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem, e acabamos levando um exercito de profissionais maus capacitados para o mercado de trabalho.

   






   Em todas as estatísticas que observo sobre a diferença entre os negros e os brancos, a gente analise e percebe que a diferença de renda esta mais relacionada ao nível de educação, por que se a pessoa consegue chegar ao nível superior, com maior facilidade terá um emprego com garantias de renda melhor.
   Eu falo isso por experiência própria, sou descendente de negro, de classe media e todos os meus irmãos e sobrinhos estudamos em escola publica e pelo que falo converso com os meus irmãos, nós podemos citar casos sim de preconceitos contra nos, porem esporádicos, mas nada que interferisse na nossa vida pessoal ou profissional. Por que o nosso pai nos ensinou que não é a nossa cor que nos diferencia no trabalho, e sim o seu profissional, se você tem capacidade ou não de fazer o serviço. E isso não nos impediu de criar os nossos valores, muito pelo contrario, temos orgulho do que nos conquistamos para nós e nossa família.
     Eu percebi, porque trabalhei em várias empresas multinacionais, e percebi que elas não estavam interessadas na minha cor, mas sim se eu tinha capacidade de exercer a função e criar valores para a empresa. Não adianta colocar um negro como gerente somente para falar que não existe racismo e esse profissional não ter capacidade de exercer a função, isso prejudicara tanto a empresa como todos os outros funcionários que dependem dela.
    Para mudarmos as desigualdades entre os brasileiros de qualquer etnia, temos que parar de tentar reparar o passado, e cuidar melhor do presente. Com educação de qualidade dentro e fora de casa, porque também um dos grandes problemas é a falta de educação e respeito das crianças, que não querem nada da vida por que não tiveram uma educação que mostra o que é o certo e o errado. A participação dos pais na educação dos filhos é essencial para formar cidadãos.
    Não esqueçam que vivemos em um mundo capitalista e temos que conhecer a sociedade capitalista para podermos quebrar as desigualdades.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!