Voce sabe o que é violencia?

    Para poder explicar o que é realmente a violência, primeiramente você tem que compreender o que significa socialização, e os dois processos de socialização, o primário e o secundário.
    Porque se você não tiver uma noção do que realmente é a socialização, você não compreendera realmente o que é a violência, você pode ate ter uma noção de violência, uma compreensão de senso comum, mas você realmente conseguiria me dizer o que é violência?
  
   Como disse, vou explicar a socialização primaria; a socialização primaria é o nosso primeiro contato social, com a nossa família, nos ensina os nossos valores culturais, como se comunicar, o que é certo e o que é errado na nossa cultura, nos ensina os nossos primeiros contatos com a sociedade para que possamos viver em harmonia, respeitando uns aos outros e com isso ser respeitado.
    A socialização secundaria seria toda a socialização que temos fora do nosso meio famíliar, que seria a escola, ensino religioso, trabalho, amigos e etc. Essa socialização secundaria é bastante importante, por que é a partir dela que começaremos realmente a interagir com outras pessoas da nossa sociedade, fora do nosso meio familiar, é nessa socialização secundaria que usaremos na pratica o que foi nos ensinado na nossa primeira socialização.
    Agora você deve estar se perguntando: o que a socialização tem haver com violência? Eu irei responder, parece meio complicado, mas com certeza é bastante simples.
    Não é em nossa socialização que aprendemos o que é certo e o que é errado? Não é na socialização que  aprendemos as regras sociais?
    As regras sociais são os nossos valores, o que foi nos ensinado na nossa primeira socialização, as regras aonde todos nós devêssemos seguir para viver em harmonia em uma sociedade.
    Então violência é simplesmente isso, uma quebra das regras sociais que aprendemos desde a nossa primeira socialização.
     Vou dar um exemplo para que fique mais simples.
     Quando acontece alguma violência em outro lugar, com pessoas que não conhecemos, mas acontece uma violência. Agora imagine um estrupador que tenha violentado várias crianças entre 4 e 6 anos. Como você se sente quanto a esse crime? Tenho certeza que você fica realmente revoltado, com muita raiva, como se esse crime tenha  sido contra você ou alguém de sua família.
     Quando alguém faz uma violência, ela não esta fazendo uma violência somente a uma pessoa ou a certo grupo de pessoas, mas sim a toda a sociedade, porque a sociedade ao saber dessa violência ela se sentira violentada também.
      Agora imagine uma mãe solteira com três filhos, ela vive sozinha com eles, ela tem que trabalhar o dia inteiro para sustentar a familia. Voçê não acha que essas crianças por não terem alguem que ensine o que é o certo e o errado, elas estão apenas a merce dos valores sociais da televisão e da rua, e por isso, elas crescerão com uma tendencia maior a violencia! Não estou dizendo que todos que estão nessa posição serão violentos, mas tem uma grande tendência a violencia, causando assim os problemas sociais, não respeitando as pessoas, professores, amigos e colegas da sociedade.
      Violência é realmente isso, uma quebra de nossas regras sociais. Existem várias formas de qualificar o tipo de violência, a psicologia, física e simbólica. Ao qual iremos discutir mais nas próximas aulas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!