Uma discussão sobre o branqueamento do Brasil. Como a cor de um país mudou tanto?

   Um dos desconhecimentos da sociedade que mais me incomoda é saber que as pessoas não conhecem a sua historia e a historia do seu país, e com isso acabamos criando um senso comum muito forte que acaba criando pré-conceitos de varias formas.
   Estou lendo o livro 1822 de Laurentino Gomes, e no prefacio, ele fala que em 1822 a população brasileira era praticamente negra e mestiça, a cada 3 habitantes, 2 eram negros, pardos, mestiços e índios. Como o Brasil passou de uma população de maioria negra para a maioria branca?
   Algumas pessoas por simples desconhecimento vão achar que foi por causa da imigração européia, mas na realidade foi muito anterior à imigração, houve sim um processo de branqueamento do Brasil, idealizado e financiado pela coroa brasileira.
   No próprio livro de Laurentino Gomes, ele relata que já havia uma preocupação muito grande de revolta dos nativos (escravos) que por ser maioria no país, poderiam tomar o poder, por sorte da coroa brasieira, os negros não eram organizados e a maioria ignorantes de sua situação e a do país. Mas havia já uma visão ideológica que estava sendo criada de que os negros e mestiços não poderiam viver em sociedade por serem inferiores aos brancos. A coroa, principalmente alguns assessores pessoais do rei que tinham esse tipo de ideologia, acabou criando formas para que o Brasil se tornasse branco, e como eles fizeram isso? Simplesmente financiando a vinda de imigrantes brancos para o Brasil, eles ganhavam um lote de terra, mantimentos, armas, uma vaca e etc.
   Mas não foi somente o financiamento dos imigrantes para o Brasil que causou essa grande desigualdade entre os brancos e negros, também foi um processo de desvalorização do  negro e de seu trabalho, que também foi financiado pelo Estado. Os brancos tiveram acesso à educação e a todos os benefícios do Estado, enquanto que o negro somente foi ter acesso à educação no "Estado novo" com Getulio Vargas e sua visão de “um Brasil para os Brasileiros”.
   O branqueamento do Brasil, foi uma ideologia que foi muito além de financiar os imigrantes, foi também uma forma de excluir os negros da sociedade, porque se forem ler os livros e os documentos do estado entre 1888 até 1930, não encontrara nada relacionado com a escravidão, como se o negro não existisse no Brasil nesse período. Até os cujos sensos populacionais da época dirão que havia mais brancos e mulatos e não negros. As pessoas tem vergonha de dizer que são descendentes de negros.
   Essa discussão não é para exaltar uma cor de pele, se foi ou não prejudicada, mas sim para conhecermos a nossa historia, percebemos que as desigualdades sociais entre as etnias estão mais profundas do que simplesmente a cor da pele e renda. Como escrevi em textos anteriores, a grande desigualdade entre as etnias esta mais relacionada ao acesso a educação e não somente ao preconceito de cor e etnia. Precisamos saber de onde viemos para saber aonde nós iremos.
   A ignorância nos torna tolos, a verdade sábios.

Comentários

  1. Muito interessante, mesmo sem Querer causar, este assunto causa uma polemica muito grande, Mas é Muito Interessante, Claro, Para os que Buscam Conhecer a Si mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!