Um sociólogo não é necessariamente um socialista

   Eu gosto de me considerar um sociólogo e não um socialista, pois existem grandes diferenças entre um e outro. Um sociólogo estuda a sociedade e com os seus estudos tenta criar formas de melhorar o convívio em sociedade, o sociólogo precisa entender a sociedade e observar as diferenças e as disputas na sociedade e saber explicar as divergências. Um sociólogo precisa ser mais neutro possível, para não cair no senso comum ou em ideologias para defender a sua tese.
    E um socialista é uma pessoa que crê em uma idéia utópica sobre o socialismo, uma sociedade governada e controlada pela sociedade, aonde tudo seria decidido pela sociedade, não haveria diferenças sociais, e sim a busca pela felicidade humana. Aonde todas as decisões de trabalho, educação, saúde, e etc. será a cargo do estado. Não haveria o mercado, toda a produção seria decidida pelo estado, aonde houvesse mais necessidade.
   Um sociólogo é um profissional, uma pessoa que estudou para uma função como qualquer outra, e enquanto que um socialista é uma pessoa crente, um militante que acredita em uma ideologia, uma crença. Muito semelhante a um religioso de qualquer doutrina.
    Estou comentando isso porque estava conversando com um outro professor de sociologia, e pelas idéias dele acabei comentando que ele não parecia um sociólogo,mas sim um socialista, ele não conseguia se distanciar das suas idéias socialistas, ter uma visão ampla da sociedade, se distanciar para que possa compreender uma situação.
   O ocorrido foi que ele estava defendendo que o município de São Paulo arcasse com o aumento da tarifa de ônibus, que o cidadão não merece esse valor por uma qualidade tão ruim. Foi o que eu tentei retratar em um comentário no meu blog dois artigos abaixo. As pessoas tem que compreender que o orçamento do município é bem parecido com o orçamento de nossas casas, tem valores a receber e a pagar. Se você tira um valor para cobrir uma área, a outra fica descoberta. Eu informei que a qualidade estava sim ruim, mas uma coisa é discutir a qualidade e reclamar e a outra é somente reclamar do valor e não compreender o lado do município, como cidadãos todos temos que participar do orçamento, para isso existe a câmara e as formas de se expressar que a maioria da população desconhece.
   Essa é a grande diferença entre um sociólogo é um socialista, um analisa a sociedade de uma forma mais clara e objetiva e outro defende uma crença ideológica.

Comentários

  1. Texto perfeito. É mesmo raro encontrar sociólogo que não seja socialista, pois, além de terem sido doutrinados por professores e escolas de viés socialistas ainda confundem sua missão/formação e talvez por conveniência se colocam ao lado do socialismo de forma cega e automatizada. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amei o texto me acende uma luz quase desisti de fazer a faculdade de sociologia por causa de idéias socialistas que não me identifico

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!