Não existe almoço gratis! Alguém sempre vai pagar!

   Hoje recebi um e-mail pedindo para eu assinar um abaixo assinado para que não houvesse o aumento da tarifa de ônibus no município de São Paulo. Eu respondi ao remetente que não assinaria e que não concordo com a posição dele, que mesmo achando que a tarifa de ônibus esteja cara, não acho correto esse tipo de manifesto. Eu como sociólogo, sempre observo os dois lados, e sei que o município subsidia uma boa parte do transporte publico, e que se esse aumento não fosse repassado pela população em forma de tarifa de transporte, seria mais prejudicial ainda, pois se o município arcasse com esse aumento, por causa dos aumentos anuais de combustível, aumento de salário dos funcionários, manutenção e ampliação do transporte. O que aconteceria? O município teria que tirar recursos de outras áreas para subsidiar o transporte, como a educação, saúde, e etc.
    O engraçado que o remetente do e-mail ainda me retorna para eu ler autores clássicos da sociologia como Aristóteles, Maquiavél, Locke e Rousseau. Como se eu não conhecesse esses autores e principalmente as suas idéias de estado. Infelizmente existem pessoas que lêem esses autores e não conseguem compreender que o estado tem suas responsabilidades, mas são uma via de mão dupla, a sociedade e o cidadão têm o seu papel, e a sua responsabilidade de compreender e participar de todo o processo do orçamento do município, estado e união.
   Se por acaso ele tivesse me pedido para assinar um manifesto para melhorar sim o transporte publico, eu assinaria, pois infelizmente a qualidade é muito ruim, por causa do excesso de veículos e vias que não foram projetadas para esse excesso. Mas eu achei que ele foi egoísta e não age como um cidadão consciente, mas simplesmente esta pensando apenas em economizar uns 20 reais por mês.
    As pessoas somente reclamam quando afetam a sua renda, cadê o manifesto das pessoas para melhorar a saúde, educação, segurança, e etc? Esse é o tipo de manifesto que quero apoiar, mas não apoiar uma postura egoísta e ignorante.
    Nós vivemos em uma sociedade capitalista, as pessoas para trabalharem e continuarem a fazer a sociedade funcionar precisa de recursos financeiros, ninguém trabalha de graça. Dizer que o estado não faz favor nenhum para a sociedade é sim uma grande ingenuidade, o papel real do estado é sim fazer sua parte e a sociedade a sua, não existe estado sem sociedade.  
    O que eu quis dizer com o titulo é que de qualquer forma nos vamos pagar o aumento dos preços, com o pagamento das tarifas, ou com o repasse menor em outras áreas que a sociedade necessita. Mas no fundo, quem sempre paga o preço somos nós.
   O que eu sempre digo para os meus alunos. Temos sim que criticar, mas criticar com conteúdo! Por que senão nós nos passamos por ignorantes! Temos que participar da sociedade, temos que entender a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!