O RACISMO NA EDUCAÇÃO PERSISTE POR CAUSA DO CORPORATIVISMO DE NÃO PUNIR OS INFRATORES.

Me mudei da capital de São Paulo, da zona sul, extremo da periferia, na região do Jardim Ângela e Capão Redondo, aonde eu lecionava, e me mudei primeiramente para o interior pensando em uma vida mais tranquila, fui para a  região de Avaré e após dois anos me mudei para Bauru, aonde leciono, ao qual tenho grande desgosto de trabalhar em uma escola extremamente racista, ao qual o racismo começa da direção escolar, da supervisão até chegar na diretoria de ensino de Bauru.
O racismo na educação é muito persistente por que a um certo corporativismo na educação, aonde as denuncias de racismo são minimizadas e jogadas para baixo do tapete, para que não aja uma investigação e principalmente punição aos agressores.
Por dar aula em uma escola tradicional, em um prédio antigo, onde a diretora está praticamente 30 anos no cargo, os abusos dela com os alunos e com a administração da escola são negligenciados pela diretoria de ensino, aceitando os mandos e desmandos, que muitas vezes culminam em irregularidades graves. Muitos denunciados por professores e ex-servidores.
Como trabalhava em uma grande cidade, e a diversidade de alunos negros e brancos, asiáticos, indígenas era muito grande, era mais difícil conseguir detectar o racismo, mas ao me mudar para o interior, o racismo é muito latente, quase tangível, há vários estudos dizendo que um aluno negro e um branco, que cometem a mesma transgressão, o negro vai ser punido mais severamente do que o branco, e que as oportunidades de um garoto branco em comparação a um garoto negro são gritantes.
Quando me mudei para essa escola, já fui informado pelos próprios alunos que a diretora era racista, mas como era novo, não dei muita atenção nisso, mas com o passar dos tempos e observar como ela tratava os alunos negros e brancos de formas totalmente diversas, e pude constatar que ela ofendia os alunos negros chamando-os de saci, urubus, corvos, etc. e que as moças negras que tinha cabelos cacheados, ela mandava alisar os cabelos e prende-los por que transmitia piolhos para os outros alunos.
Fiquei inconformado com a situação e dei queixa na ouvidoria e após enviei uma reclamação para a diretoria de ensino aos cuidados da dirigente, e a resposta que recebo, como não fui eu o insultado, não poderiam fazer nada, que era de cunho pessoal. Eu como professor, denuncio um crime acontecendo dentro da escola para os órgãos responsáveis, e eles minimizam a denuncia, dizendo que quem deve denunciar seriam os alunos, acontece que os alunos temem exatamente por isso, se eu como professor denuncio, não acontece nada, imagine alunos adolescentes que são insultados e humilhados vão poder fazer algo, conversei com eles e temem por que sabem que vivem em uma cidade racista, ao qual as pessoas negras são negligenciadas e dificilmente ouvidas.
O meu maior descontentamento, é que a supervisão escolar e a dirigente não fizeram nem uma investigação para averiguar a realidade, se estava realmente acontecendo isso dentro da escola, mas simplesmente ignoraram e o clima fica insuportável.
Há vários relatos de alunos brancos que fazem o horror dentro da escola, como ofender professores, funcionários, danificar a escola, não obedecem as regras escolares, vendem drogas, e a direção conversar com eles e por serem brancos não fazem nem relatório, e se um garoto negro faz metade do que um garoto branco faz, chama os pais e a polícia, e ele já é convidado para mudar de escola.

Estou fazendo esse relato para que percebam que o racismo dentro da escola ainda acontece, e os infratores saem impunes por um corporativismo na educação, principalmente nos maiores cargos. A escola é o reflexo da sociedade, enquanto houver racismo dentro da escola, continuara havendo fora, a escola deveria ser o local em que os alunos aprendessem a viver com as diferenças, mas como isso vai acontecer se as pessoas que estão no comando demonstram ser extremamente racistas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!