RACISMO, IGNORÂNCIA OU HIPOCRISIA?

Estava conversando com uma pessoa, ao qual estava discutindo sobre o racismo e como a sociedade trata diferente as pessoas simplesmente pela aparência, e ela não concordou, discursou dizendo que ela não tem problemas com racismo e se ela fosse negra não traria diferença nenhuma na vida dela. Infelizmente quem diz isso é extremamente ignorante ou hipócrita! Infelizmente uma pessoa branca não consegue se colocar no lugar de uma pessoa negra ou parda, pois a sociedade trata totalmente diferente, se ela tivesse nascido negra, com as mesmas condições econômicas, mas apenas a cor da pele, ela não teria conseguido metade do que conseguiu fazendo a mesma coisa.
O preconceito começa dentro de casa com as desigualdades passadas, e depois na escola aonde os alunos brancos são melhores tratados que os negros, e no mercado de trabalho, aonde mesmo você bem qualificado, você irá ser rebaixado. Um exemplo claro, é o programa jovem aprendiz, normalmente quem consegue os melhores empregos são os alunos brancos, mesmo que tenham um aprendizado inferior a alguns negros, os alunos negros que tentam como jovem aprendiz acabam nos empregos com melhor qualidade.
Há vários estudos que os recrutadores mesmo inconscientemente dão prioridade para os brancos, mesmo que outros tenham a mesma qualificação. Imagine em uma sala de recrutamento uma entrevista em grupo, todos são brancos e estão bem arrumados, e um deles está usando óculos de plástico com nariz falso, todos ficam olhando para ele e se perguntando o que ele está fazendo ali? Esse lugar não é para ele, ele está de brincadeira? Isso é sério! É exatamente desse jeito que um negro se sente todo dia, ele sendo julgado simplesmente pela cor, em todos os lugares em que vai, no shopping, no mercado, etc. mesmo sendo maioria da população brasileira, ainda somos tratados como intrusos, desqualificados, ladroes, etc.

A pessoa que estava dialogando discursou que não vê as coisas desse jeito, que estou exagerando, que as pessoas não são racistas dessa forma. Eu falei para ela abrir os olhos e parar de ver as coisas de uma forma idealizada, mas de uma forma realista. 
Como gostaria que as pessoas fossem julgadas pelas suas capacidades e virtudes e não pela cor e aparência, mas essa é a realidade em qual vivemos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!