Estrutura da desigualdade é cultural!


Essas ultimas semanas venho me preocupando com a situação social das pessoas mais pobres e com menos escolaridade. A evolução da tecnologia e a concentração de renda nas mãos de uma minora da sociedade e com um estado refem de politicos que são da maiora representantes das elites da sociedade e não da maioria da população.
Estamos refem de uma estrutura que não beneficia a todos, mas que cobra dos mais pobres uma pesada conta de tributos e qualidade de vida insatisfatoria.
Infelizmente a cultura da “classe media” que acredita que esta mais próximos dos ricos do que dos pobres é fantasiosa, se for analisar bem, a classe media esta mais próximo de um morador indigente do que dos 1% mais ricos. Mas a ideia de que se um trabalhador bem remunerado viver em um bom bairro, tiver acesso a escolas particulares, cursos, viagens e etc, sera considerado rico, mas ainda entra na questão de fornecedor de mão de obra, ao qual se perder o emprego, perde a renda.
Estou analisando a rede social Linkedin e percebo que muitos dos usuarios são pessoas de classe media que tem um pensamento da elite da sociedade e não consegue sair da bolha ao qual vivem.
Vejo muitos que tem experiencia, tempo de serviço, estudos, vários idiomas e mesmo assim perdendo o emprego e sem ao saber o que vai acontecer da vida, muitos ficam desesperados pedindo emprego para estranhos. E tambem jovens querendo entrar no mercado de trabalho, sem perceberem que as coisas estao mudando rapidamente, e que muitos dos cursos aos quais estudaram para exercerem tal função, já esta em fase de extinção.
A tecnologia no inicio afetou apenas os mais pobres com a revolução industrial, agora a tecnologia esta afetendo os mais estudados e tecnicos, em todos os setores. Os processos estao ficando cada vez mais informatizados, e utilizando a IA, cloud, etc.
Estou me preocupando com todos, por que se não conseguirmos politicos que consigam enxergar os problemas sociais que estao por vir, e como isso vai afetar a vida de todos, ainda vivemos em um processo aonde a politica ainda e feita do mesmo modo a seculos. Os politicos, por em um certo periodo de tempo fazem parte da elite da sociedade, mas não fazem parte da elite economica da sociedade, mas defendem com unhas e dentes a elite economica da sociedade, para tentar sugar um poucos da migalhas deles para conseguirem se apropriar um pouco da riqueza deles.
Como informei em artigos anteriores, 1% da população brasileira são proprietarios de 50% do territorio brasileiro, e esses mesmo 1% ficam com 82% de toda a riqueza gerada, e ainda assim somos educados a achar essa desigualdade correta, por que no fundo queremos fazer parte dessa elite economica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.