Acredita realmente que diminuir os impostos para as empresas vai aumentar o investimento e a geração de empregos?


Acredita realmente que diminuir os impostos para as empresas vai aumentar o investimento e a geração de empregos?

Se acredita realmente nisso, precisa rever os seus conceitos e se atentar aos acontecimentos passados.
Estava conversando com um advogado do sul do pais, ao qual estava argumentando que no Brasil deviamos diminuir os impostos das empresas, pois a carga tributaria é alta, e não há interesse dos empresarios investirem no brasil, argumentei que ele foi educado a pensar no sistema capitalista predatorio, ao qual a acumulação é o condutor principal, que ele esta defendendo um grupo de pessoas da sociedade que ele nunca fará parte, por mais acumulação de bens e capitais que ele tenha, pois sendo um trabalhador (visão classica de Karl Marx), ele esta mais próximo de um morador de rua do que dos 1% mais ricos.
Ha vários seculos que as empresas reclamam dos altos impostos que elas tem que pagar, que argumentam que dificultam os investimentos e a geração de empregos. Podemos concordar que os impostos pagos pelas empresas em todas as suas estruturas podem ser considerados altos, mas esses impostos são imbutidos nos valores dos produtos e serviços que praticam. Que na realidade quem paga realmente os impostos são os consumidores finais.
Se for calcular a carga tributaria de uma pessoa fisica para uma pessoa juridica, as pessoas juridicas pagam bem menos impostos, praticamente a metade.
Podemos entender que as empresas geram empregos e renda para a sociedade, mas ao mesmo tempo acumulam lucros e dividendos que não são tributados.
Nos ultimos anos o estado Brasileiro concedeu descontos em impostos para vários setores da economia, que tinham como devolutiva o aumento de empregos e renda. Mas em nenhum momento houve aumento na geração de empregos, mas sim no investimento em tecnologia que acabou gerando desemprego em vários setores. Um exemplo claro foi o setor automotivo que por anos teve isenção de imposto sobre produtos industrializados, e em contra partida manteria os empregos e o investimentos. Acontece que mesmo vários anos de isenção fiscal, houve aumento no desemprego e aumento no lucros das empresas.
Na realidade, a diminuição dos impostos simplesmente gerou aumento dos dividendos dos acionistas, que na realidade não pagaram um único centavo de impostos.
A visão capitalista ao qual a distribuição de renda gera riqueza é a mais correta, e não a acumulação de bens e capitais. Se vivermos em uma sociedade aonde a maioria da população tem renda e pode consumir, aumenta o consumo, aumenta a produtividade, e consequentemente o lucro. Mas se vivermos em uma sociedade onde a renda esta nas maões de uma minoria, que gera pouco consumo, pouca produtividade, e consequentemente pouco lucro. Infelizmente esse segundo caso e no Brasil. Os países mais ricos já perceberam que uma sociedade onde a classe media é maior, o consumo é maior e a qualidade de vida das pessoas melhora.
Um pais que esta trabalhando muito para aumentar a riqueza do pais é a China, ao qual as empresas pagam poucos impostos, mas o Estado é proprietario de 50% de todas as empresas, ao qual o lucro das empresas vai para o Estado investir em infraestrutura, educação, segurança, etc. A China esta trabalhando para que a população aumente cada vez mais a sua renda, para que ela deixe de ser refem dos consumidores do mundo, para que o mercado interno cresça, e a única forma do mercado interno crescer e a população tendo uma renda mais alta, infelizmente a maior parte da população chinesa ainda viva nos campos e são proibidos de migrar para os grandes centros mais avançados, mas a china esta investindo pesado para que num futuro toda a população tenha mais renda e qualidade de vida.
Infelizmente uma grande parte dos empresarios brasileiros tem uma visão predatoria de acumulação de bens, e não conseguem perceber que uma sociedade aonde somente uma minoria tem renda, é um pais pobre. Temos que melhorar a renda para todos, e não somente para uma minoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.