A SOCIEDADE NECESSITA DE UMA REVOLUÇÃO ATRAVEZ DAS LEIS!


Se estudarmos a nossa história, poderemos perceber que quando ocorreu a revolução democrática com os Estados Unidos da América e com a França, foi-se criado as leis, mas a ideia de uma sociedade de liberdade, de igualdade e fraternidade foi desvirtuada pela burguesia que tomou posse do Estado e iniciou as criações das leis que na realidade beneficiaria apenas uma pequena parcela da população, a elite da sociedade, os grandes capitalistas.
O grande trunfo do capitalismo foi educar os governados (população) que as leis e o sistema estão corretos, e que qualquer outro sistema social seria desigual e injusto. O sistema capitalista ao qual fomos criados e educados a achar correto, ainda é fruto de leis que beneficiam uma pequena parcela da população, enquanto a maioria não usufrui de toda riqueza gerada pela sociedade.
De acordo com um estudo divulgado pela organização não-governamental britanica Oxfam, divulgou que 1% das pessoas mais ricas do mundo ficam com 83% de toda a riqueza mundial gerada em 2017, enquanto que mais da metade dos mais pobres, cerca de 3,7 bilhões de pessoas não ficam com nada da riqueza gerada no mundo.
O problema não está no capitalismo, mas sim nas leis que privilegiam uma pequena parte da sociedade, na situação atual, os mais pobres têm que pagar mais impostos para o Estado do que os mais ricos que de certa forma se usufruem do sistema capitalista e boa parte dos benefícios do Estado. O Estado deveria ser gerido por representantes de toda a sociedade, mas na realidade, a grande maioria dos nossos representantes políticos do mundo são compostos de representantes da elite, de grandes industriais, do agronegócio, do financeiro, de prestação de serviços do estado e recentemente da área tecnológica e outras áreas.  E infelizmente quanto eles criam ou alteram as leis, elas são feitas para privilegiar aos seus grupos de interesse e a sociedade mais pobre tem que aceitar, pois eles criam e distorcem a realidade criando a ideia de que fazendo dessa forma será mais justa e criara mais empregos e geração de renda.
A sociedade atual necessita de uma revolução, mas não uma revolução para tirar a propriedade e os direitos dos mais ricos, mas através das leis, aos quais as distribuições da riqueza fosse dividida de uma forma mais justa, um exemplo seria que os mais ricos invés de ficar com 82% de toda riqueza gerada, eles ficassem com apenas 10% de toda a riqueza gerada, ainda continuariam sendo a elite da sociedade, mas a distribuição da riqueza poderia ser mais justa, e a qualidade de vida da grande maioria da sociedade melhor. De acordo com o estudo da Oxfam, a riqueza adquirida dos 1% mais ricos foi de 762 bilhões de dólares, o suficiente para acabar com a pobreza extrema sete vezes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.