PROFESSORES SÃO FORÇADOS A DAR NOTA ALTA A TODOS OS ALUNOS

A educação na atualidade esta de uma forma ao qual o ESTADO (secretaria da educação de São Paulo) esta forçando os professores a serem cada vez mais irresponsáveis pela aprendizagem dos alunos, não há uma punição, não há um controle dos alunos, não há uma cobrança para que os alunos façam a sua parte, e principalmente não há uma cobrança que responsabilize os pais pela educação dos filhos. O Estado também não esta atrás de suas responsabilidades, não adianta apenas ter professores com nível superior, com cursos de aperfeiçoamento, enquanto a estrutura não mudar.
Nos professores somos cobrados a dar nota acima de 5 para alunos que não fazem nada, porque se nos dermos nota inferior, a responsabilidade é dos professores! Pois diz que ele não deu oportunidades para o aluno recuperar a nota. Todos que trabalhamos na educação sabemos que não existe recuperação continuada, os alunos com dificuldades de aprendizado são uma minoria, e não é tao dificil trabalhar esses alunos,  porem na atualidade a grande dificuldade em dar aula, são os alunos que não querem fazer nada, pois não são cobrados pelos pais, pela escola, e quando os professores tentam cobrar algo! São vitimas dos alunos, dos pais e principalmente da direção escolar.
Nas reuniões escolares, os professores que dão muitas notas vermelhas para os alunos, são os mais cobrados, tem que mostrar atividades que deram, as avaliações, os projetos, a recuperação, as atividades etc. para comprovar o porquê das notas vermelhas dos alunos, enquanto que os professores que dão notas acima de 5 não são cobrados, por que se criou um habito tendencioso, que prejudica muito a aprendizagem dos alunos, pois se os alunos que não fazem nada ou produz muito pouco tem nota, significa que no mapa escolar da escola esta indo bem, mas se na escola há muitos alunos com notas vermelhas, quer dizer que os alunos não estão aprendendo.
Mas o que acontece na realidade, é que os professores estão ficando cansado de tanta cobrança, que uma boa parte acaba desanimando e aceitando o que a secretaria da educação de São Paulo quer, dando notas altas para todos os alunos para que a secretaria da educação possa criar um mapa de bons alunos, mas que na realidade são alunos com baixo índice de aprendizado, que podemos ver bem mais claramente através de provas como o SARESP  e o ENEM.
Podemos perceber que esta realidade também esta acontecendo em escolas particulares, tem muitas pessoas que se gabam que seus filhos estudam em escolas particulares e estão longe dessa realidade, mas o que esta acontecendo é o mesmo. A cobrança por alunos que tiram notas baixas em escolas particulares são maiores, e muitos professores, mesmo com provas padronizadas e cobranças, os professores acabam dando notas altas aos alunos para que não haja tanto trabalho de recuperação. Mesmo que a cobrança nas particulares venha dos pais, nenhum pai quer que o filho seja taxado como mau aluno e não consegue aprender, e acaba colocando a culpa no professor e na escola. Há vários exemplos de alunos que estudaram a vida inteira em escola particular, e quando saem não consegue nem se formar em uma faculdade particular.
Temos que criar novas formas, que não somente o professor seja cobrado pelos resultados dos alunos, os alunos tem que ser responsabilizados pelos seus atos, e o professor tem sim que criar formas para que o aluno aprenda, mas não adianta simplesmente dar nota alta sem que o aprendizado real seja deixado de lado.
Se for para fingir que ensina e dar nota azul! Para que professores formados em faculdades? Para que professores especialistas? Para que cursos de aperfeiçoamento?
Vamos simplesmente aceitar ou vamos nos reinventar?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!