EXISTE MERITOCRACIA NA REALIDADE?


De acordo com a nossa educação, Meritocracia é um sistema que considera o mérito dos envolvidos para que possam alcançar posições de maior destaque. Ao observarmos a sociedade atual, percebemos que a sua posição depende muito mais da sua condição financeira e ao grupo ao qual você e sua família pertence do que pelo mérito.
Nem sempre uma pessoa que estuda e se prepara terá oportunidades iguais aos que fazem parte de um grupo! A educação traz sim mais oportunidades, para  que o pobre tenha mais acesso a melhores empregos, mas não garante que o mesmo que seja aplicado, estudioso e trabalhador, terá as mesmas oportunidades que o outro.
De acordo com o jornalista James Bloodwort, ele cita vários exemplos de como o senso comum, a ideia de que se você se preparar, se profissionalizar, será recompensado pelo mérito  e pela sociedade é falho. No Brasil em cargos públicos de grande relevância para a sociedade, a maioria dos cargos não são por méritos técnicos, mas sim por indicações politicas, que acabam criando cabide de empregos para pessoas não qualificadas, e a questão do mérito seja deixada de lado.
Há cargos nos ministérios, secretarias, estatais, bancos e etc, que são ocupadas por indicação politica, por que faz parte de um grupo que está no poder. Há uma pequena minoria de pessoas que conseguem ultrapassar as indicações politicas, e demonstrar o profissionalismo e conseguir cargos de grande relevância a partir do mérito, mas infelizmente é apenas uma minoria, a grande maioria tem que fazer parte do grupo no poder ou ter condições financeiras para se qualificar.
No setor privado no Brasil não é tão diferente assim, as empresas desde a década de 90 do século XX, não vem mais investindo nos trabalhadores, colocando essa responsabilidade para os trabalhadores e o Estado. O governo tem que investir bilhões em educação profissional para que as empresas lucrem com o profissional mais qualificado, enquanto que o profissional, mesmo qualificado ainda não consegue crescer socialmente, dependendo da estrutura social da sociedade e da empresa.
Um jovem que estuda e se prepara, vai ter oportunidades maiores do que aquele que o não estuda, mas dependendo da sua condição social e financeira ele não poderá se aperfeiçoar muito além do que a faculdade, pois os cursos de pós graduação de primeira são limitados ao que tem condições financeiras. Muitas empresas oferecem cargos de estagiários não remunerados, dizendo que fará grande diferença no currículo profissional do estagiário e que talvez possa ser efetivado, mas imagine um trabalhador que não tem condições de sobreviver de seis meses a um ano sem ser remunerado, somente quem tem condições acaba aceitando e se aproveitando dessa “oportunidade”.
Outro problema da meritocracia, é que os grupos que estão no poder, argumentam que a indicação politica e por condição financeira, também é um mérito, por que os pais e o grupo que fazem parte, investiram muito para que fizessem parte do grupo social que estão. Mas ai não é mérito, é condição social superior aos outros grupos.
O capitalismo criou novas formas de exploração do trabalhador mais jovem, sem experiência, fazendo com que ele se prepare cada vez mais, gaste mais dinheiro em cursos e em educação para que ele seja explorado pela empresa ao qual irá trabalhar, não que ele não vá conseguir um emprego, mas será que ele vai ter mérito pelos seus esforços?                       
A meritocracia devia ser regra, mas podemos perceber que na sociedade atual, a meritocracia é apenas exceção. Tem muitas pessoas que são preparadas, profissionais, honestas, mas infelizmente por não fazer parte de um grupo dominante ou não ter condições financeiras não conseguem fazer mais pela sociedade, ter destaque e mudar as coisas que precisam ser mudadas.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1565958-recem-formado-filho-de-cabral-e-nomeado-secretario-estadual-no-rio.shtml

http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/01/novo-ministro-do-esporte-diz-ter-como-virtude-capacidade-de-ouvir.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!