O pior cego é aquele que não quer enxergar! Não existe racismo no Brasil?! A vida de um pobre branco é bem diferente de um pobre negro!

Em uma conversa com colegas professores, sobre um aluno negro, que é muito inteligente, um dos melhores alunos da escola, que se formou no ensino médio, nós estávamos conversando que mesmo ele sendo um dos melhores alunos, por ter uma situação financeira precária, não tinha condições de pensar em uma faculdade, enquanto que vários alunos com menos potencial que ele, conseguiram se qualificar em algumas faculdades da região.
Argumentei que ele sofre muito por ter problemas financeiros e principalmente por ser negro, que em uma região racista como a nossa, ele independente de ser inteligente, teve que trabalhar na colheita, pois não conseguiu outro emprego, pois tinha que ajudar a família, as notas dele acabaram abaixando nos últimos dois bimestres pois começou a trabalhar na colheita, mas muito superior a alguns alunos que não trabalham e passaram em faculdades.
Os professores que conversei argumentaram que ele não tinha força de vontade, que faltou empenho, pois não achava que essa região é racista. Infelizmente o pior cego é aquele que não quer enxergar, pois somente quem é negro ou pardo sabe realmente o que é racismo, quando e descriminado pela aparência, quando é descriminado simplesmente por ter uma cor diferente. Eles criticaram as cotas em faculdade e as cotas em concurso, mas como já discuti em outros textos, será que os negros e brancos pobres são tratados da mesma forma? Será que as educações dadas a ambos são realmente iguais?  As condições de conquista são iguais?
O problema não são as cotas, o problema é que vários alunos com potencial, são tratados como inferiores pela sua cor, pela sua condição financeira, etc. Alguns vão argumentar, eu cresci pobre e tive força de vontade e consegui, o que muitos outros não tiveram força de vontade de conseguir! Ai que entra a educação que você teve em casa, a estrutura familiar e financeira, e principalmente emocional.
Existem várias pesquisas que os brancos não sofrem com preconceito emocional enquanto crescem, enquanto que os negros e pardos sofrem preconceito emocional desde criança, pela aparência, pela cor, por não tem exemplos a quem se apoiar. A própria mídia, transforma o negro em inferior, a nossa cultura que somente o branco é bom, isso acontece enquanto crescemos mostrando modelos brancos na mídia, internet, etc. Somente um exemplo, o jogador Neymar, até a pouco tempo atrás, tanto nas fotos e nas imagens dele, ele sempre aparecia branqueado, somente ultimamente que nas fotos e imagens ele está um pouco mais escurecido e o cabelo mudou realmente a aparência dele. Por que será que ele escondia sua real aparência? Para vender mais, pois a imagem de branco é mais fácil de ser aceita pela sociedade.
Outra coisa ao qual discutimos foi que na região aonde moramos tem poucos negros!, Eu fiquei pasmo, não consegui dialogar, será que eu sou cego ou os outros que eram? Como assim não tem negros na nossa região? Acontece que por ser uma região preconceituosa, eles não costumam dar empregos para negros, e dão empregos para pardos mais embranquecidos, ou brancos. Aonde estávamos eles olharam para os lados e disseram que viam poucos negros, pois na região tinham poucos, mas a verdade é que a maioria dos negros são os famosos trabalhadores invisíveis, aqueles trabalhadores que não podem ser vistos.

Pesquisei pelo IBGE e o SEADE, que 46% da população é negra e parda nessa região, como assim existem poucos? A questão é que as pessoas brancas são educadas a ignorar e enxergar não que existe racismo. Conseguem enxergar apenas que se eles conseguiram, e os outros não, são simplesmente por que não se esforçaram para isso. E o fato de eles serem brancos, não facilitou nada para eles. Será?
Como professor, eu vejo, que no ensino fundamental, a maioria dos alunos são negros e pardos, e quando chega no ensino médio, eles se tornam minoria, e a estatística é pior ainda quando se chega no ensino superior, aonde a cada 100 alunos que se formam no ensino superior, apenas 9 são negros, pardos e indígenas.
Nas grandes lojas da região, você dificilmente verá um negro, pois ainda existe uma cultura de que o negro não tem uma boa aparência para vender e atender as pessoas. Eles são qualificados para trabalhar como invisíveis, com menores salários. Mesmo quando tem a mesma qualificação, os salários costumam ser bem menores. Várias pesquisas mostraram que trabalhadores brancos e negros na mesma qualificação existem uma diferença de 40% no salário.
Não estou culpando os meus colegas por pensarem dessa forma, pois por serem brancos, mesmo que pobres, a realidade de vida deles é totalmente diferente de um negro pobre. Agora temos que pensar em uma forma de mudar esse pensamento, e enxergar as pessoas além da cor, enxergar que existe sim preconceito, que a educação que recebemos nos torna cegos.

É necessário abrir os olhos e enxergar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!