Por que no Brasil as Universidades Públicas que são referencias, enquanto que nos paises mais desenvolvidos ou em desenvolvimento são as particulares?

   Estava discutindo umas ideias com colegas de curso ao qual participo, e o assunto veio à tona, por que no Brasil as Universidades Públicas que são referencias, enquanto que nos paises mais desenvolvidos ou em desenvolvimento são as particulares?
   Essa resposta tem que observar que há um processo histórico de paternalismo do        Estado Brasileiro em subsidiar a educação da classe dominante, no começo do século 20 a educação na teoria era para todos, mas na realidade somente as elites tinham acesso a tal educação. A partir da década de 70 houve o modelo de escola para todos, o que ocasionou a perda da qualidade das escolas de base, e a partir dos anos 80 do ensino médio.
    E desse modo às famílias com mais condições levavam os seus filhos para as escolas particulares, para que pudessem entrar em uma boa universidade publica. Como nós aqui no Brasil temos a sensação que as Universidades públicas são as melhores, por ainda haver muitos recursos para as universidades publicas.
   Como para se entrar em uma universidade publica é necessário passar por um vestibular, “o que não acontece com o ensino de base” que pode ser considerado difícil por causa do baixo conteúdo aprendido pelos alunos de escolas publicas, aos quais somente uma minoria consegue entrar, e somente em cursos com baixa remuneração depois de formados.
    O grande problema das universidades particulares não é o custo e nem a estrutura, e sim o nível de ensino de seus alunos, muitas universidades particulares tem uma estrutura acadêmica muito melhor do que qualquer universidade pública, tanto estadual quanto federal, mas os alunos que ali estudam são a elite da sociedade brasileira, são alunos autodidatas, que já foram criados para serem lideres desde o berço, que foram cobrados a estudar e se preparar e estar sempre a frente nos estudos. Enquanto que o nível dos alunos das universidades particulares é de praticamente de alunos de escolas publicas ou particulares de classe média, aonde o ensino ainda é muito fraco.
    Quando eles ingressam nas universidades particulares eles tem dificuldades em leitura e escrita, não compreendem um artigo acadêmico ou mesmo normas técnicas que serão necessários para se tornarem profissionais, e com isso criam péssimos trabalhos de conclusão que seriam rejeitados por qualquer escola de ensino médio particular de alto padrão.
    A minha conclusão que o problema não é a universidade publica ou particular, mas sim o perfil dos alunos, as publicas ficam com um perfil de alunos aos quais são a elite do conhecimento, enquanto que as particulares são responsáveis por uma categoria de alunos com um conteúdo de ensino muito baixo e com dificuldades de aprendizado. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.