Pequenos momentos de grande orgulho por ser professor

   Tivemos um projeto na escola ao qual leciono, e fiquei bastante impressionado com os trabalhos de meus alunos, nos como professores às vezes ficamos bastante desanimados com a falta de interesse dos alunos em aprender e se dedicar a algo. São nesses raros momentos em que vemos que alguns alunos se destacam e participam de projetos que nos professores fazemos para que eles tenham consciência do seu papel na sociedade, de como ser realmente cidadãos conscientes.  
   O projeto que eu e outros professores organizamos junto com o supervisor de ensino, foi o do dia da “consciência negra”, um projeto que não foi no sentindo de vangloriar uma etnia, mas sim de termos consciência de nossa cultura, de nossos valores como ser humano, não importa a nossa cor, branco, negro, índio, ocidental, oriental. O que importa é que somos todos seres humanos e temos sim, que conhecer a nossa historia, a nossa luta e a nossa cultura, valorizar o que somos e o que podemos conquistar com o nosso próprio valor.
   O projeto teve o sentindo de demonstrar as grandes personalidades negras e os artistas que representam a cultura negra, tanto na literatura, arte, política, etc. Esse foi um modo para que todos possamos a observar que independente de nossa cor, nos temos valor, que podemos chegar a ser um exemplo na sociedade, um exemplo valoroso que incentive e não crie mais distanciamento entre as pessoas.
   Teve apresentação de dança, teatro, vídeos e seminário. Fiquei muito feliz por participar desse projeto, ao qual nos da esperança como professor.
   Como estou falando frequentemente para os meus alunos, o mercado de trabalho não esta mais interessada em seus lindos olhos azuis, mas sim no seu potencial de criar valor, de trabalho. É claro que existem muitos mais brancos com renda e cargo maior no mercado de trabalho, mas temos que perceber que infelizmente há uma grande desigualdade de acesso a educação, como uma pessoa de outra cor independente de qual seja, competir no mercado de trabalho sem educação e preparado para o mercado de trabalho. A grande maioria dos negros, mulatos, índios e nordestinos tiveram real acesso a educação a partir do meio do século passado, enquanto que os brancos tiveram acesso à educação muito antes.
   Por isso não devemos criar preconceitos, e sim observar o que esta errada e tentar mudar, somente assim poderemos mudar a historia de nossa nação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!