AS CONSEQUENCIAS DA TECNOLOGIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE FUTURA.


Estava pensando em inteligência artificial e a consciência artificial, a tecnologia atual trabalha para o desenvolvimento da inteligência artificial, e como sociólogo comecei a prospectar sobre como isso vai afetar a vida em sociedade futuramente, principalmente no limite físico do ser humano.
Como sabemos o corpo do ser humano não é adaptável para viver no espaço, mesmo em ambientes artificiais, que poderão ser criados no futuro, o corpo humano se degrada facilmente quando exposto ao espaço, isso pode ser validado pelos dados médicos de astronautas que foram e ficaram certos períodos no espaço. Isso acaba criando uma questão, se o ser humano não puder explorar o espaço, como ele poderá evoluir, existem várias teorias, as duas que mais me veem a cabeça seria de evoluir o ser humano geneticamente para ele se tornar apto a vida no espaço, criando assim um ser humano superior, e consequentemente a extinção do homo sapiens; e a outra forma seria o ser humano criar autômatos capazes de aguentar exploração espacial, e com ajuda da inteligência artificial, criar um autômato com consciência artificial, que seria um autômato controlado pelo ser humano aqui da terra, e esse autômato a partir da consciência do ser humano, poderia explorar o espaço e trazer o conhecimento e a riqueza para a terra. Imagine um prédio de escritório aonde existem milhares de pessoas trabalhando 6 horas por dia, que no fim do turno vão para suas casas, lazer, família e etc, mas dentro do prédio controlam milhares de autômatos individualmente para exercerem várias atividades no espaço como marte ou titã, e cada autômatos exerceriam várias atividades de pesquisa, construção, engenharia, ambiente, exploração, biológica, e etc.
Pois o grande problema da inteligência artificial é que ela tem a capacidade de melhorar o processo, mas não tem a consciência humana para a busca do conhecimento, a curiosidade humana de sempre buscar uma resposta, a inteligência artificial enxerga um processo e finalidade, não consegue enxergar além. Ai que entra a consciência artificial do ser humano, somente o ser humano tem essa capacidade de pensamento.
No futuro, os próximos seres humanos terão cada vez mais necessidade de conhecimento técnico para sobreviver, como disse em um artigo anterior, não deixará de existir emprego, mas os empregos serão para os poucos mais bem capacitados. O problema! O que faremos para que o restante da população sem emprego se torne ocupada? Faltara ocupação para a maior parte da humanidade.
Infelizmente teremos em um futuro próximo, uma exclusão social, dos mais capacitados e os menos capacitados. Não creio que faltara comida ou recursos para todos, mas faltara emprego, e os próximos governantes terão que criar formas de ocupar uma imensidão de desocupados.
Se está difícil imaginar, imagine um presidio, existem os funcionários que cuidam de toda a estrutura de funcionamento, como administrativo, segurança, alimentação, limpeza, agua, energia, roupas, eletricidade, etc. Agora imagine os presidiários, são os desocupados do futuro, que não conseguiram se capacitar para uma função, e se tornaram excluídos do convívio social. A questão que uma minoria vai ter que cuidar dessa maioria desocupada, criando ocupação, como estudo, artes, musica, etc.
Como existem hoje em dia, pessoas com melhores condições financeiras e acesso a uma melhor educação, criticando os mais pobres por suas situações de vida. Hoje em dia milhões de pessoas com melhor condição de vida criticam os mais pobres, descriminando e muitos desejando uma esterilização dos mais pobres. E futuramente poderá acontecer com os “sem ocupação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.