UMA SENSAÇÃO DE FELICIDADE E CONSTRANGIMENTO

A semana da consciência negra na escola ao qual leciono fez um projeto integrador e muito bonito, os alunos e alunas negros, descendentes e brancos, fizeram um desfile de alunos mostrando a beleza dos alunos de todas as cores, não somente os negros, teve leitura de poemas de protesto sobre as desigualdades sociais, e um show de hip hop mostrando a alegria e as letras de revolta quanto a desigualdades sociais entre as pessoas.
Os alunos negros tiveram um momento de autoestima elevada por se sentirem parte da escola, um raro momento em que eles deixam de ser descriminados pela cor, e serem tratados com respeito.
O meu constrangimento está mais relacionado porque esse projeto somente foi possível pelo fato de denunciar na diretoria de ensino que a direção escolar é racista e trata os alunos negros e brancos de forma diversa, como se já não bastasse a sociedade trata-los dessa forma, creio que a escola deveria ser um local seguro para que todos possam conviver em paz. A supervisora de ensino ao conversar comigo e quando citei as várias acusações, ela exigiu da coordenadora escolar e algumas professoras que fizessem um projeto para o dia da consciência negra.

Fiquei feliz pelo projeto e aumento da autoestima dos alunos negros, mas fico triste ao pensar que esse foi o primeiro projeto ao qual é tratado o racismo dentro da escola, e espero que continue nos próximos anos, pois já vivemos em uma cidade com valores racistas, e espero que a escola mude o seu comportamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!