As competências do Engenheiro de Produção

As duas principais competências do engenheiro de produção para o futuro devem estar focadas em principalmente em ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade e também ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade.
Mesmo que o mercado de trabalho esteja parado devidos aos problemas econômicos e políticos que afetam toda a sociedade, como podemos perceber através do artigo de (Primi, lilian) e a sua atual necessidade do engenheiro no mercado de trabalho e a sua perspectiva para o futuro.
A sociedade e a tecnologia estão em constante mudança, e o engenheiro do futuro precisa acompanhar e estar à frente dessas novas tecnologias, o engenheiro tem que praticamente ser o primeiro, senão acaba se tornando obsoleto para a profissão e principalmente para o mercado, o profissional do futuro é aquele profissional que pensa e tem autonomia para tomar decisões, o profissional que faz o trabalho mecânico está em fase de extinção devido a tecnologia. Precisa estar atento as demandas da sociedade e prever como ela vai reagir as mudanças que estão por vir, estar atento as mudanças sociais e econômicas e principalmente os impactos sociais sobre a competitividade em mundo globalizado.
Em uma sociedade em constante mudança, e difícil prever as novas competências que um engenheiro deverá precisar, mas podemos prever que as competências já trabalhadas poderão ajudar em muito o perfil do engenheiro no futuro, a base tem que ser forte para que a construção se aguente, mas precisamos estar abertos a novas tecnologias para inovar quando necessário, estar atento as demandas sociais que acabam influenciando diretamente as decisões empresariais do mercado.
Portanto, podemos perceber que o engenheiro de 2030 não é muito diferente do engenheiro atual, ele precisa estar sempre atento as mudanças e sempre se atualizando, estudando e se preparando para as demandas do mercado de trabalho.


Competências do Engenheiro de Produção
por mateus — publicado 03/10/2016 14h44, última modificação 19/10/2016 12h00
1. Ser capaz de dimensionar e integrar recursos físicos, humanos e financeiros a fim de produzir, com eficiência e ao menor custo, considerando a possibilidade de melhorias contínuas.
2. Ser capaz de utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões.
3. Ser capaz de projetar, implementar e aperfeiçoar sistemas, produtos e processos, levando em consideração os limites e as características das comunidades envolvidas.
4. Ser capaz de prever e analisar demandas, selecionar tecnologias e know-how, projetando produtos ou melhorando suas características e funcionalidade.
5. Ser capaz de incorporar conceitos e técnicas da qualidade em todo o sistema produtivo, tanto nos seus aspectos tecnológicos quanto organizacionais, aprimorando produtos e processos, e produzindo normas e procedimentos de controle e auditoria.
6. Ser capaz de prever a evolução dos cenários produtivos, percebendo a interação entre as organizações e os seus impactos sobre a competitividade.
7. Ser capaz de acompanhar os avanços tecnológicos, organizando-os e colocando-os a serviço da demanda das empresas e da sociedade.
8. Ser capaz de compreender a relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, tanto no que se refere a utilização de recursos escassos quanto à disposição final de resíduos e rejeitos, atentando para a exigência de sustentabilidade.
9. Ser capaz de utilizar indicadores de desempenho, sistemas de custeio, bem como avaliar a viabilidade econômica e financeira de projetos.
10. Ser capaz de gerenciar e otimizar o fluxo de informação nas empresas utilizando tecnologias adequadas.



Bibliografia:
J. A. Lerosa de Siqueira, Empreendedorismo na engenharia.
Primi, liliam. http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-do-emprego/2013/04/29/industria-e-conselho-divergem-sobre-falta-de-engenheiros/
Universidade federal da paraiba, departamento de engenharia de produção.http://www.ct.ufpb.br/dep/contents/paginas/competencias-do-engenheiro-de-producao


 J. A. Lerosa de Siqueira, Empreendedorismo na engenharia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!