Idiotices anunciadas!

Recebi uma mensagem de uma entrevista de um CEO da mercedes benz, ao qual não acreditei, pois pesquisei e em nenhum jornal, blogs de renome com credibilidade comentaram sobre isso, mas fiquei pensando nas previsões e percebi que são previsões idiotas, que acabam se tornando mais terrorismo politico do que realidade.
No texto diz que empresas de software irão  quebrar a maioria da industrias tradicionais nos próximos 10 anos. Isso é ridículo, vivemos em uma sociedade de consumo, e as empresas de software trabalham com um nicho de informação, criando facilidades, e não destruindo o processo produtivo, as industrias estão investindo bilhões nos próximos anos em todo o mundo, se fosse verdade, isso não aconteceria.
O texto também comenta sobre a empresa Uber, na realidade a uber encontrou um nicho que estava sendo subutilizado por poucos, no brasil por exemplo, se você quiser trabalhar com motorista de taxi tem que ter um alvará e uma licença, e há um certo tempo, o custo disso era o mesmo valor de comprar um apartamento, sem contar o carro, a uber percebeu que havia pessoas dispostas a pagar pelo transporte por um valor menor e motoristas com interesse em trabalhar. A uber não esta tirando o trabalho dos taxistas, apenas esta se adequando a um nicho da população mais ligada a tecnologia, e forçando os taxistas melhorarem os seus serviços, foi o que aconteceu nos anos de 1995 aqui em São Paulo quando os ônibus não estavam dando mais conta em transportas as pessoas da periferia, e veio os transportes clandestinos, a prefeitura teve que regulamentar os transportes clandestinos e criou-se as cooperativas de transportes para essa parte da população que não estava sendo assistida pelas empresas de ônibus.  Não acabou com as empresas de ônibus, apenas obrigou elas a se adequarem a uma nova realidade, com mais concorrência e assim e melhorar o transporte das pessoas das áreas periféricas.
Outra parte do texto retrata a empresa airbnb, que tem como objetivo aluguel de casas por diárias, que na teoria atrapalharia os hotéis, isso também é um absurdo, o que acontece que uma grande parte da população não tem condições de pagar hotéis, a desigualdade social ainda é muito latente, e existe um nicho de pessoas que precisam economizar e pessoas que possuem propriedades que precisam alugar. Essa empresa não vai acabar com os grandes hotéis, pois as pessoas que tem mais condições para viajar vao prefirir ficar em hotéis, mas os hotéis vao ser obrigados a melhorar os serviços e diminuir os custos para se tornarem competitivos, senão grandes empresas hoteleiras não investiriam bilhões em hotéis em todo o mundo.  
Outra coisa absurda no texto fala sobre que muitos empregos deixaram de existir, que a inteligência artificial vai tirar empregos das pessoas. Como comentei anteriormente, vivemos em uma sociedade consumista, ao qual para que a sociedade continue funcionando, vai ser necessário que as pessoas tenham renda e trabalho, senão será o fim das empresas, pois não haverá consumo. Um exemplo clássico, uma manicure de 1990 e a de 2017 trabalham da mesma forma, prestando serviços de manicure, a diferença está no modo em que ela se comunicam, hoje em dia a comunicação e mais eficiente, mas daqui a 30 anos, uma manicure ainda prestara o mesmo serviço.

O que estou querendo dialogar é que previsões sem noção da realidade, apenas supondo como a tecnologia poderá avançar não quer dizer que vai realmente acontecer, a sociedade é dinâmica, ela muda constantemente, e temos que perceber que sempre haverá pessoas empreendedoras que reconhecerão nichos que necessitam ser trabalhados, e a grande maioria da população apenas consumira esse novo serviço. Não podemos saber realmente o que acontecera daqui a 30 anos, mas sei que a sociedade se adaptara, e as empresas terão que se adaptar para continuar existindo gerando receitas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!