Uma percepção da realidade e propriedade.

Certo dia uma grande familia herdou uma grande fazenda abandonada a mais de 120 anos, mas essa fazenda era muito distante, e principalmente de difícil acesso, longe dos grandes centros e não havia estradas para chegar a grande fazenda, o transporte era demorado e cheio de dificuldades, mas era uma grande fazenda, com bastante recursos e um grande potencial.
E havia um outro problema na fazenda, ela estava infestada de pragas, baratas, ratos e outros animais. E essas pragas não sairiam dela sem lutar, pois durante muitas gerações, esse foi o lar deles. O que a grande família deveria fazer? Deveria desistir e deixar a fazenda infestada pelos animais? Ou deveria expulsar e eliminar o máximo de pragas que pudesse para ali habitar? Pois a grande fazenda é deles, os animais não possuem o direito à terra, não tem direito a propriedade. A riqueza que essa fazenda poderia gerar é de propriedade da família, pois herdou a fazenda e seu direto de posse.
Agora vamos imaginar, não foi isso que aconteceu com os nossos ancestrais ao colonizarem o mundo, já havia povos nesses territórios, como por exemplo nas américas e África, mas os europeus, não conseguiam enxergar o povo que ali vivia como pessoas, mas sim como animais, pragas que deveriam sair de sua propriedade, pois a riqueza desse território deveria ser deles. Os povos indígenas brasileiros, africanos e outros tantos, tiveram que lutar, mas acabaram tendo que se refugiar ou se adaptar as regras dos europeus que os dominaram.
Agora vamos pensar de outra forma, imagine que essa grande família seja de alienígenas, a terra seria a grande fazenda, e nos seriamos as pragas, a terra seria a grande fazenda de difícil acesso, muito longe, mas com grande potencial, mas impregnada de pragas, animais que seriam os humanos. Imagine que para esses alienígenas, nós somos pragas, e temos que ser eliminados para que eles possam tomar posse de sua propriedade, que nós estamos infestando a sua propriedade, pois para eles não somos seres inteligentes, na percepção deles somos pragas, mesmo que lutemos, mesmo que tentemos nos comunicar, a visão deles será de seres inferiores e pragas.

O que podemos perceber que a percepção de realidade é diferente, dependendo de sua posição e em qual grupo você faz parte. Na nossa percepção de realidades somos os superiores e os grupos que não fazem parte são as pragas, são os grupos que devem ser exterminados ou se adaptam a nossa realidade. No momento podemos estar por cima, mas o que será que o futuro nos reserva?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!