Os jovens vivem na realidade virtual ou real? E suas implicações!

Os jovens que nasceram nesse milênio não veem muita diferença entre realidade virtual e real, mas a tecnologia não mudou realmente muito a vidas das pessoas, assim como a maioria das pessoas pensam! A tecnologia melhorou muito a comunicação entre as pessoas, serviços e produção. Mas se formos analisarmos, perceberemos que a tecnologia não melhorou as vidas das pessoas, mas apenas de alguns grupos, principalmente os das áreas urbanas mais desenvolvidas em que a economia se baseia mais na prestação de serviços do que a de produção.
O grande problema é que os jovens estão tão acostumados com a vida virtual misturada com a vida real, que não conseguem perceber que, quando amadurecerem e precisarem sair do mundo virtual para viver a realidade como trabalhadores, terão grande dificuldades, pois as regras impostas pela sociedade são regras da vida real e não da virtual, as empresas aos quais irão trabalhar irão exigir um certo distanciamento da vida virtual para cumprirem o seu papel como trabalhadores. Muitos jovens por estarem constantemente conectados, não prestam muita atenção aos problemas sociais que acontece ao seu redor.
Houve um documentário dizendo que a tecnologia irá mudar muito em dez anos, que não estaremos dirigindo os nossos próprios veiculos, mas não acredito muito nisso, há muitas variantes sociais que as pessoas aficionadas por tecnologia não compreendem, como vai influenciar os valores culturais e sociais das pessoas? Será que irão aceitar uma tecnologia sem supervisão de um ser humano no controle, ainda mais aonde esta em risco a vidas das pessoas?  Essa tecnologia já existe, se fosse realmente existir isso, os aviões comerciais já estariam transportando pessoas, mas o fator medo que iria afastar as pessoas dos aviões é muito maior do que aceitar alguém pilotando um avião a distância como os drones americanos de guerra.
Não houve uma revolução nas vidas das pessoas, elas ainda precisam estudar, trabalhar e se preparar para a vida em sociedade, os ricos ainda são uma minoria da população. Algumas pessoas enriqueceram e outras empobreceram como ocorre a séculos desde o iluminismo, algumas pessoas são empreendedoras naturais e enxergam oportunidades que a maioria não.
Em uma sociedade consumista como a nossa, os jovens são educados a não enxergarem a diferença entre consumo e consumismo, o que é o necessário e o desnecessário. As grandes empresas de propaganda nos convencem o tempo todo que temos uma necessidade inexistente, que nem sabíamos que tínhamos, ela nos convence que precisamos disso, e deixamos de lado o que realmente precisamos.
A tecnologia não é a inimiga, ela é benéfica em vários requisitos, mas o ser humano está perdendo a noção da realidade, do que é o necessário para viver, as implicações que podem ocorrer com o distanciamento da vida real pela virtual, principalmente no fator social em uma sociedade capitalista, ao qual 90% das pessoas precisam trabalhar para suprir as suas necessidades diárias.

Como essa tecnologia vai afetar as pessoas menos capacitadas e menos escolarizadas para viver em uma sociedade em que os trabalhos humanos serão substituídos pela tecnologia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!