A FALTA DE FÉ!

Tenho inveja de quem tem “fé”, muito mais do que uma palavra, é um conceito de vida que dá a algumas pessoas uma direção, um sentido, que apesar de vivermos em sociedade, temos vários conceitos de fé, a maioria das pessoas são medrosas, assim como eu, minha racionalização de me auto proteger, me faz desconfiar, não acreditar, sempre estar com um pé atrás de tudo e de todos.
Mas o que seria realmente fé? A partir da pesquisa no dicionário de português:
·         Crença; convicção intensa e persistente em algo abstrato que, para a pessoa que acredita, se torna verdade.
·         Religião; maneira através da qual são organizadas as crenças religiosas. Crédito; excesso de confiança depositado em: uma pessoa merecedora de fé.
·         Afirmação; comprovação de uma situação: sua opinião demonstrava sua fé.
As pessoas que foram educadas a ter fé, acabam por ser pessoas com mais valores éticos, limites ao qual precisamos para viver em sociedade, mas essa fé também dá algo em troca, dá uma liberdade de arriscar e lutar por algo que não se pode ser explicado, uma certeza que não pode ser comprovada, mas está ali! Que faz que essas pessoas ultrapassem limites.
Não estou dizendo que todos que tem fé vão conseguir, mas são essas pessoas com mais probabilidade de conseguir, elas arriscam, se entregam a sua fé. A fé não está apenas na religião, no modo de vida, na conquista de um marco, se sentir especial, mas a fé está muito relacionada a coragem, ao saber que pode ser feito, mesmo que tudo e todos digam ao contrário! Que a sociedade, o Estado, e tudo tentem te impedir, mas para as pessoas que tem fé, não irá deixar de acreditar.
Existem pessoas que usam a fé dos outros para abusarem delas, tirarem proveito de sua fé, mas mesmo que isso seja provado, que seja exposto, a fé da pessoa não é abalada!  Quem tem fé sabe que existem pessoas que tentaram e alguns conseguirão, mas o mais importante não é isso, mas sim manter os seus valores e principalmente a sua fé.  
Os grandes homens e mulheres do mundo. O que eles têm em comum não são a mesma religião, os mesmos valores, mas sim a sua “fé” em algo além deles, algo que precisou ser ultrapassado. E sim, eles usaram essa fé para agrupar pessoas que precisavam acreditar em seus valores, em sua fé. De certo modo, eles tiveram extrema coragem ao irem contra todos, os que diziam não.
Eu tenho inveja, por que não sou uma pessoa corajosa, uma pessoa que acredita no impossível, que tem medo de ir contra as regras sociais. Mas admiro muito essas pessoas que possuem fé, que está além de mim em muitos aspectos.
Como a maioria das pessoas, somos educados a nos proteger, tentamos sim, em viver em sociedade, pensar nos outros, mas no fundo, somos muitos individualistas, pensamos apenas em nós mesmos, lutamos para não perder o pouco que conquistamos com medo de conquistar mais.
Eu lembro de uma frase bíblica: “A fé move montanhas” é verdade! Mas para que a montanha se mova, é preciso primeiro acreditar, ter fé. A fé de alguns fez a humanidade mover montanhas, represar rios, ultrapassar os mares, ir ao fundo do oceano, mudar as estruturas de governo e sociais, ir ao espaço, etc.

Independente da sua religião, de seus valores, tenha fé, pois somente com ela as mudanças acontecerão!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!