Donald Trump e a Sindrome de John Waine

Infelizmente estava certo sobre a minha previsão das eleições dos EUA, com a vitória do Presidente Donald Trump. A minha previsão estava mais na análise histórica cultural americana, como o pais mais rico e poderoso do mundo, e com grande apelo à síndrome de Jonh Waine e a ideia de defesa de seus valores mais fragilizados com as mudanças do mundo globalizado.
Muitos estados americanos estão passando por problemas de emprego em sua população mais jovem, principalmente por que muitas empresas americanas transferiram sua produção para a china, tirando emprego de americanos. Mesmo que os produtos cheguem mais baratos no mercado americano, não significa nada para uma população que não tem emprego, para muitos é melhor ter um produto caro, mas ter um emprego que possa pagar, do que ter um produto barato e não tem condições de comprar por que está desempregado.
Não que o americano seja machista, mas que na visão americana, uma mulher não tem condições de se tornar a pessoa mais poderosa do mundo, por que os americanos têm a síndrome de Jonh Waine, ao qual o presidente pode ser negro, latino ou branco, mas tem que ser homem, o herói que vai defender os seus valores, precisa ser o macho alpha, tem que demonstrar ser aquele que grita mais alto e faz com que os outros abaixem a cabeça perante a sua presença.
A historia democrática americana é muito interessante, pois eles possuem a rotatividade de poder nas mãos dos dois maiores partidos, ao qual raramente um partido fica no poder por várias décadas. O descontentamento de uma parte da população que acha que o governo atual não fez o que deveria fazer para melhorar a vida da população, criando mais desigualdades sociais e aumento do desemprego e violência. Na democracia, podemos testar novas formas de governo, alguns mais tradicionais, outros mais contemporâneos, mas todos têm um período de tempo para a população analisar, e historicamente os americanos mudam de acordo com a situação.
Donald Trump é o exemplo mais claro da síndrome de John Waine, um homem que se acha o macho alpha, que vai lutar contra tudo e todos para defender as suas ideias e valores. Ele tem ideias radicais em muitos assuntos, mas são ideias e valores que uma boa parte da população americana acredita, que defende, que sacrifica seus filhos para defender.
Na história do mundo, sempre houve homens que se destacaram por defender as suas ideias, independente dos sacrifícios da população. Esses homens que são considerados lideres, eles apresentam uma ideia de um inimigo em comum, e a partir dai trabalham em ideias para resolver o problema.
Os americanos escolheram o Presidente Donald Trump por querer mudanças, por que acham que os EUA estão se enfraquecendo perante os outros países, que a sua população está sendo explorada pelo mundo, que a sua riqueza e poder está se dizimando. E o Presidente Donald Trump vendeu essa ideia para os americanos, que estão ficando para trás na história, que senão fizerem algo, poderão perder tudo que tanto lutaram.
O que podemos esperar é que quem for contra o protecionismo americano, vai sofrer. Tanto as empresas quanto os países, algumas empresas já estão se preparando para entrar em acordo com as novas regras protecionistas que virão a ser implementadas para a proteção dos empregos dos americanos.
Não sei se os americanos fizeram uma boa escolha ou não, mas consegui enxergar essa visão a partir da história e cultura deles. O que posso prever é que haverá sim várias mudanças sociais, lutas de grupos étnicos. Mas o bom da democracia americana, é que sempre haverá uma nova eleição daqui a quatro anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!