Adquirir, reter e utilizar


Na educação, a maior dificuldade dos pais e alunos e compreender que existe um processo na educação, toda a educação tem um começo, meio e fim. Não que o fim signifique que já possua todo o conhecimento, mas teve um fim de um processo, que poderá iniciar um outro, que significa criar e utilizar o novo.
Adquirir o conhecimento é a parte mais fácil, a partir dessa fase que se torna mais difícil, a retenção do conhecimento, que depende muito do interesse do aluno em reter o conhecimento, que ele possa compreender esse conhecimento e englobar aos outros já retidos.
Por que reter o conhecimento se torna difícil? Simplesmente por que o aluno tem uma grande porção de conhecimentos que deve adquirir na escola de todas as matérias, e ele não consegue reter todo esse conhecimento, e o aluno acaba priorizando algumas matérias que a sociedade considera mais importante como português e matemática, ou alguma matéria que ele tenha mais simpatia ou facilidade. Por isso muitos autores escrevem e trabalham o processo de inteligências múltiplas, ao quais o aluno tem uma inteligência mais avançada de acordo com o seu perfil.
Estudar em uma escola particular com ótimos professores e materiais didáticos, pode facilitar o aluno em adquirir e reter o conhecimento para seleção acadêmica, como universidades e concursos, mas muitas escolas ainda não conseguem fazer com que o aluno utilize esse conhecimento para os seus interesses.
Leciono para alunos de escolas públicas, e vejo muitos alunos com potencial, que conseguem adquirir e reter muitos conhecimentos, mas se perguntam como utilizar esse conhecimento para a vida deles. Vivemos em uma sociedade competitiva, e alguns por fazerem parte de um grupo mais avantajado economicamente, socialmente e culturalmente terá mais facilidade de conquistar melhores condições sociais.
Mas o objetivo da educação é que o aluno adquira, retenha e utilize esse conhecimento para criar mais e novos conhecimentos.  O conceito de utilizar vem de útil, de facilitar, de beneficiar, e precisamos que o aluno entenda que o conhecimento é poder, que não adianta apenas adquirir e reter, tem que se beneficiar!
Utilizar como? Após reter vários conhecimentos, a partir desse momento aglomerar os conhecimentos adquiridos para que ele facilite a sua vida, a sociedade somente se desenvolveu por que o homem teve a capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos e criar novas formas de conhecimentos de utilidades para uma mesma ferramenta, uma mesma ideia.
Conheço vários pais que conversam comigo e dizem que gastaram fortunas com filhos em escolas particulares, cursos e os filhos não se desenvolveram. Será que o problema está no filho que não soube adquirir, reter e utilizar o conhecimento ou ele foi mal-educado?
Como professor não tenho  dificuldades de fazer com que os alunos aprendam e retenham o conhecimento, mas tenho grande dificuldades para que os alunos utilizem o conhecimento para a sua vida. Alguns conseguem reter e utilizar, e conseguem criar novas ideias, novos conhecimentos, mas infelizmente é uma pequena minoria.

Temos que criar formas de que os alunos compreendam o papel da educação na sua vida, que não adianta apenas estudar para tirar nota para passar de serie, mas sanar as suas dificuldades e demonstrar que todos temos a capacidade de nos superar. Dificuldades de aprendizado todos temos, alguns mais que outros, mas o importante é como se utiliza o conhecimento e não como os adquiri.  

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