Adquirir, reter e utilizar
Na educação, a maior dificuldade
dos pais e alunos e compreender que existe um processo na educação, toda a
educação tem um começo, meio e fim. Não que o fim signifique que já possua todo
o conhecimento, mas teve um fim de um processo, que poderá iniciar um outro, que significa criar e utilizar o novo.
Adquirir o conhecimento é a parte
mais fácil, a partir dessa fase que se torna mais difícil, a retenção do
conhecimento, que depende muito do interesse do aluno em reter o conhecimento,
que ele possa compreender esse conhecimento e englobar aos outros já retidos.
Por que reter o conhecimento se
torna difícil? Simplesmente por que o aluno tem uma grande porção de
conhecimentos que deve adquirir na escola de todas as matérias, e ele não
consegue reter todo esse conhecimento, e o aluno acaba priorizando algumas matérias
que a sociedade considera mais importante como português e matemática, ou
alguma matéria que ele tenha mais simpatia ou facilidade. Por isso muitos
autores escrevem e trabalham o processo de inteligências múltiplas, ao quais o
aluno tem uma inteligência mais avançada de acordo com o seu perfil.
Estudar em uma escola particular
com ótimos professores e materiais didáticos, pode facilitar o aluno em
adquirir e reter o conhecimento para seleção acadêmica, como universidades e
concursos, mas muitas escolas ainda não conseguem fazer com que o aluno utilize
esse conhecimento para os seus interesses.
Leciono para alunos de escolas
públicas, e vejo muitos alunos com potencial, que conseguem adquirir e reter
muitos conhecimentos, mas se perguntam como utilizar esse conhecimento para a
vida deles. Vivemos em uma sociedade competitiva, e alguns por fazerem parte de
um grupo mais avantajado economicamente, socialmente e culturalmente terá mais
facilidade de conquistar melhores condições sociais.
Mas o objetivo da educação é que o
aluno adquira, retenha e utilize esse conhecimento para criar mais e novos
conhecimentos. O conceito de utilizar
vem de útil, de facilitar, de beneficiar, e precisamos que o aluno entenda que
o conhecimento é poder, que não adianta apenas adquirir e reter, tem que se
beneficiar!
Utilizar como? Após reter vários conhecimentos,
a partir desse momento aglomerar os conhecimentos adquiridos para que ele
facilite a sua vida, a sociedade somente se desenvolveu por que o homem teve a
capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos e criar novas formas de
conhecimentos de utilidades para uma mesma ferramenta, uma mesma ideia.
Conheço vários pais que conversam
comigo e dizem que gastaram fortunas com filhos em escolas particulares, cursos
e os filhos não se desenvolveram. Será que o problema está no filho que não soube
adquirir, reter e utilizar o conhecimento ou ele foi mal-educado?
Como professor não tenho dificuldades de fazer com que os alunos aprendam e retenham o conhecimento, mas
tenho grande dificuldades para que os alunos utilizem o conhecimento para a sua
vida. Alguns conseguem reter e utilizar, e conseguem criar novas ideias, novos
conhecimentos, mas infelizmente é uma pequena minoria.
Temos que criar formas de que os
alunos compreendam o papel da educação na sua vida, que não adianta apenas
estudar para tirar nota para passar de serie, mas sanar as suas dificuldades e
demonstrar que todos temos a capacidade de nos superar. Dificuldades de
aprendizado todos temos, alguns mais que outros, mas o importante é como se
utiliza o conhecimento e não como os adquiri.
Comentários
Postar um comentário