Cultura do Estupro?

A mídia ultimamente está comentando muito sobre cultura do estrupo, mas não explica o que seria essa cultura do estupro. Conversei com vários alunos e percebi que a maioria não tinha noção do que seria isso. Muitos dizem que compreendem e acham errado, mas não sabem dizer o seu real significado.
Para se entender a cultura do estupro, primeiramente temos que compreender o sentido da palavra; cultura tem a ver com valores, normas, pensamentos e ideias de um povo, tudo que o homem constrói e cria valor em sociedade. E estupro quer dizer um crime que consiste no constrangimento a relações sexuais forçada por meio da violência.
A violência tem muito relação com a nossa história cultural, ao qual a mulher a pouco mais de cem anos não era nem considerada uma pessoa, a mulher era uma propriedade do pai ou do marido, as mulheres desde criança eram educadas a obedecer e ser submissa ao homem. As mulheres conquistaram vários direitos desde então, mas ainda são educadas a serem submissas ao homem de várias formas que elas próprias não percebem.  
A nossa cultura educa o homem desde criança a ver a mulher como um objeto sexual, a nossa música, roupas, novelas, propaganda e etc. Sempre mostra a mulher como um objeto sexual que tem o dever de dar prazer ao homem. Por mais que as leis deem direitos as mulheres, mas a nossa cultura ainda nos educa de uma forma muito machista.
Infelizmente quando uma mulher é estuprada, o homem não acha que ele está cometendo um crime, pois na cabeça dele, a mulher tem que dar prazer para ele, pois ela é simplesmente um objeto sexual. A grande maioria dos homens sabe que estupro é errado, mas muitos homens ainda são educados e não aceitam a mudança. A maioria dos estupros acontece no meio familiar, pais, tios, irmãos, primos e etc., e por isso que muitos dos estupros não são denunciados, pois a própria família encoberta o crime, dizendo que ele é homem e a culpa é sempre da mulher que estava assediando o homem. A própria família acha isso normal, pois no fundo sabe que a nossa educação cultura nos força a pensar dessa forma.
Cultura do estupro nada mais é do que a cultura ao qual o homem é educado a estuprar, a ver a mulher como um objeto sexual, não conseguindo enxergar a mulher como uma pessoa com direitos, sentimentos e valores. O estupro acontece diariamente, constantemente, e somente mudará quando a nossa cultura mudar, e começar a mostrar a mulher como uma pessoa e não mais como um objeto sexual, mas para isso teria que mudar muitas coisas, não somente as leis, os nossos valores terão de ser repensados, a nossa música, a nossa forma de vender os produtos comerciais e etc.

Podemos perceber que as mulheres no último século conquistaram vários direitos, mas a mudança está apenas no começo, ainda temos que trabalhar os nossos valores culturais, pois o que o homem constrói o homem pode reconstruir!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!