Dividir os alunos por aprendizado, será uma alternativa viável?

Muitos professores reclamam com razão dos problemas que passam em sala de aula, lotação das salas de aula, falta de respeito como pessoa e profissional, falta de estrutura e comprometimento em criar formas de mudanças educacionais, e principalmente a diversidade de alunos com diversos graus de aprendizado na mesma sala.
Na média, um professor tem 100 minutos de aula semanal, ao qual tem que lidar com várias situações cotidianas, como organizar a sala, fazer a chamada, aplicar e explicar o conteúdo, e ainda por cima, corrigir as atividades dos alunos, e após revisar e mostrar aos alunos o que compreenderam e o que não compreenderam, e o porquê não compreenderam. Ainda tem que tratar os alunos da mesma sala, alguns que mal sabem ler e escrever e com dificuldades de aprendizado, com alunos que estão em situações mais avançadas.
Como um professor com pouco tempo de aula pode lecionar em situações tão adversas. Infelizmente muitos dos professores tentam padronizar as aulas, alguns lecionam como se todos os alunos fossem fracos e não trabalham o avançado, e outros trabalham como se todos fossem avançados, e a grande maioria, leciona de acordo com o currículo, de uma forma bem mediana, ao qual, todos os alunos, tanto os mais avançados como com os com dificuldades tivessem o mesmo grau de aprendizado.
Dessa forma se cria um grande problema, pois os alunos mais avançados não têm condições de aprender mais, e os mais fracos não tem condições de aprender algo, pois não compreende o conteúdo. E assim, cria-se muita reprovação e evasão escolar.
Muitas ideias são discutidas como dividir os alunos por grau de aprendizado, mas isso também não costuma dar certo, pois muitos professores confundem alunos com problemas de aprendizado com alunos “problemas” (alunos que não tem interesse em aprender e com grandes problemas educacionais e comportamentais).
A secretaria da educação não aceita a divisão de alunos por mais ou menos avançados, pois diz que tira o direito do aluno de socialização e aprendizado. Mas o que realmente acontece que o aluno com dificuldades sempre será o mais penalizado, pois o professor não vai conseguir dar atenção individualizada com uma sala com mais de 30 alunos e uma parte deles com dificuldades e outros avançados e alguns com problemas de comportamento.
Creio que deva sim haver uma divisão de alunos, mas de forma mais criteriosa, pois existem alunos que são bem-educados, com bom comportamento, mas com grandes dificuldades de aprendizado, e alunos com problemas de comportamento com facilidade de aprendizado. Mas o que acontece que acabam dividindo mais os alunos pelo comportamento e não pelo nível educacional e de aprendizado.
Após os alunos serem divididos por aprendizado, o que deveria ser trabalhado com os de melhor desempenho seriam os conteúdos mais avançados, ou seguir o currículo oficial, que já está praticamente padronizado para um nível mais avançado, e os alunos com dificuldades de aprendizados, os coordenadores e professores deveriam criar uma nova forma de trabalhar com conteúdo, mas de uma forma mais simplificada e mais direcionada e assim com o tempo tentar colocar todos os alunos no mesmo padrão.
Um dos grandes problemas é que as escolas quando separam os alunos, a maioria por comportamento, se torna insuportável os professores darem aula nessa sala em que se colocam todos os alunos com problemas, criando muitos problemas e desanimo dos professores e criando ainda mais problemas para a direção e coordenação.

Temos que criar formas de nossos alunos aprendam, mesmo que tenhamos que dividir os alunos para uma melhor gestão. Na realidade a secretaria da educação já separa os alunos dos bons e maus, só que não admitem, pois, os bons alunos acabam indo para escolas seletivas, como as ETECs, IFSPs, SESI, e etc. E os maus alunos acabam ficando dependente das escolas estaduais comuns. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!