Será que essa frase é preconceituosa? "Parabéns aos eleitores do nordeste que votam no PT e depois vão para SP governado pelo PSDB atrás de uma vida melhor".

Alguns vão achar essa frase preconceituosa porque coloca a culpa da vitoria do PT ao povo nordestino, ao qual não é de total verdade. Os nordestinos infelizmente são os mais prejudicados nos ultimos anos, por uma politica de dependencia do Estado, que não investe em qualidade de vida e de trabalho. O nordeste tem o dobro e dependendo da regiao o triplo de desemprego se for comparado com a região sul e suldeste do pais. Mesmo que nos ultimos 25 anos muitas empresas investiram no nordeste, ainda assim, a falta de infraestrutura como no transporte, telecomunicações, energia, portos e aeroportos afugentam as empresas que gostariam de investir; são gastos milhões em assistencia social, mas muito pouco em geração de renda no nordeste.
Houve uma politica de compra de votos atravez do bolsa família, que felizmente ajuda milhões de famílias, mas transforma essas famílias dependentes desse auxilio por falta de opção. Conheço alguns nordestinos amigos meus que dizem que a vida no nordeste mudou muito de 20 anos para cá, que a vida das pessoas estão melhores, que tem mais qualidade de vida, mas ai entra o final da frase, “depois vão para SP governado pelo PSDB atrás de uma vida melhor”, normalmente quem fala isso, mora, vive e trabalha no suldeste e não pretende voltar para a terra natal, por que mesmo lá tendo melhorado muito a qualidade de vida, ainda assim, mesmo o miseravel daqui vive melhor do que o miserável de lá. A qualidade do transporte é ruim, a qualidade da saúde é ruim, a qualidade da educação é ruim, mas pelo menos no suldeste as pessoas tem acesso a isso,  enquanto que no nordeste esse tipo de acesso é muito mais restrito.
Não adianta culpar o nordeste pela opção deles, foi uma escolha de sobrevivência. A ideia de que se qualquer outro governo entrasse no poder, tiraria o bolsa família se tornou algo tão forte na mente das pessoas, que qualquer que seja o partido, mesmo que jure que não vai tirar, não vai tirar o medo da perda, por isso ele preferem votar na continuidade, mesmo que no fundo eles saibam que não é a melhor opção.
Alguns falaram que não esta vindo tão nordestinos para o suldeste como antigamente, que a maioria esta retornando para a sua região. Então por que será que não vão averiguar nos extremos das cidades, como por exemplo a cidade de Francisco Morato, Caieiras, Perus, ou no extremo norte, guarulhos, ou extremo da zona leste como cidade tiradentes, diadema, itaim paulista, poa, ou melhor o extremo da zona sul, jardim angela, capao redondo, jacira, aracati, etc. Pessoas que moram nessas regioes que pagam aluguel de ate 400 reais por um quarto e cozinha na favela.

Essa frase não demonstra preconceito contra os nordestinos, mostra apenas que as escolhas são resultados de nossas experiencias, infelizmente o nordeste não teve ainda um governo que investisse em infraestrutura e geração de empregos, mas sim, em continuidade da dependência do governo, assim alguns funcionários públicos eletivos ou não se enriquecem, enquanto que a maioria da população sofre. Dificilmente as coisas iram mudar, porque para se manter no poder, alguns governos vão querer a população dependente do governo e assim se perpetuar no governo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!