Nossos filhos não estão sendo educados para serem “homens”!



   Nosso filhos não estão sendo mais educados para serem “homens” !  Quando eu disse isso para alguns colegas e alunos, fui quase massacrado pelas criticas. Eu posso entender, mas vamos analisar de uma forma mais fria.
   Ao depararmos com a sociedade em que vivemos uma sociedade individualista e consumista. O que eu quis dizer e analisar é que nos educamos nossos filhos em uma sociedade individualista e muito competitiva, que nos educamos eles para serem profissionais, conseguirem ganhar dinheiro, mas não os educamos para serem “homens” no sentido real da palavra.
    Um homem é ser o provedor da família, o líder, aquele que é o exemplo familiar, que esteja preparado para assumir responsabilidade e defender a sua família e sustentá-la das adversidades alheias. Alguns vão dizer que esse papel pode ser realizado pela mulher, e na realidade esta sendo realizado há muito tempo, e esse é um dos motivos que os garotos não estão mais sendo educados para serem “homens”.
    Hoje em dia, se um rapaz tem um relacionamento com uma garota e por um acaso eles tenham um filho, o rapaz por não ser educado para assumir responsabilidades por seus atos, vai preferir pagar pensão do filho a assumir a responsabilidade da educação.
    E dessa forma a responsabilidade sobre cai na mulher que tem que assumir o papel de homem nessa nova família.  O papel de pai esta sendo deixado de lado, para o papel de provedor alimentício, esse novo pai, tem responsabilidades financeiras, mas não responsabilidade familiar, de educação. Esse papel fica sobre a responsabilidade da mulher, que tem de educar o filho e sustentar a casa e dar o exemplo para ele. E qual o exemplo que essa criança vai ter de responsabilidade? O da mãe, não há do pai, por que ele não existe no meio familiar.
    Essa criança vai perceber que o papel de cuidar da família é da mulher e não do homem, e assim ele vai continuar nesse circulo, por que não teve um exemplo de responsabilidade masculina, apenas o feminino.
Podemos perceber estatisticamente que filho que são educados apenas pela mãe tem mais probabilidade de não assumir a responsabilidade dos filhos quando o tiverem. Estou falando de um grupo de pessoas com valores culturais menos enraizados, que na verdade é a maioria da população. Não quer dizer que não aconteça com pessoas que tem valores culturais mais fortes, como os praticantes religiosos como a católica, evangélica, judaica, mulçumana, etc. Não esqueça que há uma grande diferença entre as pessoas que se dizem religiosa e as que são realmente praticantes.
     De acordo com Bauman, a sociedade esta se tornando liquida as instituições não estão mais tendo a força que outrora, que o individualismo das pessoas torna as instituições fracas, como religião, a família e os valores familiares. Creio que a sociedade esta mudando, e temos que compreender e ver como estamos educando os nossos filhos, estamos educando eles para serem profissionais consumistas ou estamos educando eles para serem realmente homens?
    Como você foi educado? Para assumir responsabilidades? Qual o seu exemplo familiar? Quais os valores você vai passar para os seus filhos?

Comentários

  1. Concordo Cesar. Bela reflexão! São consumistas mesmo! Se é pra apanhar da critica, vamos apanha juntos nessa...
    Severo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.