Será que falta investimento na educação?


    Venho analisando a educação já há um tempo, e percebo que muitas pessoas dizem que esta faltando investimento. Temos sim um problema no processo educacional, mas temos que analisar corretamente para não cairmos no senso comum.
    Vamos analisar a prefeitura de São Paulo, ao qual tenho certa intimidade, os alunos recebem da prefeitura, uniforme, material, alimentação, passeios culturais, cursos, e para algum transporte gratuito ou subsidia o transporte.
     Conversando com vários professores e educadores, percebemos que a educação sofre principalmente por que umas partes dos alunos não querem estudar, assim dificultando a educação de todos. Ai vão dizer que a culpa é da progressão continuada! Creio que o problema também não esta ai, mas sim em outros fatores que acabam somando a progressão continuada, mas ela se tornou o bode expiatório do problema, escondendo o real problema da educação. Fica mais fácil culpar a progressão e não analisar o contexto geral.
    Ao analisarmos os bons alunos e os que têm maiores dificuldades, podemos perceber que a relação educacional esta nos pais. Se os pais participam da educação dos filhos, perguntam o que estão aprendendo, suas notas, o seu comportamento, se vão às reuniões, participam mesmo da educação dos filhos, esse aluno tem uma grande probabilidade de irem bem à escola. Por que ele esta sendo incentivado, cobrado, educado!
     Os alunos que tem dificuldades na educação são da maioria alunos aos quais os pais não participam da sua educação, e assim se os pais não se interessam na educação, com certeza o aluno também não se interessara. É claro que há vários fatores externos que explicam o déficit educacional de cada criança, mas não creio que o problema seja a pobreza ou a falta de investimentos. Temos vários exemplos de vida de pessoas pobres e com poucos recursos foram muito bem na educação e se tornaram grandes intelectuais. Um exemplo bem clássico seria o Doutor e geógrafo Milton Santos.
     Estamos em época eleitoral em São Paulo, ao quais vários candidatos estão dizendo que a educação de São Paulo é ruim e precisa de reestruturação, de mais investimentos. Os candidatos que dizem isso realmente não conhecem a educação, ou simplesmente ignoram os professores e educadores que trabalham com as crianças.
     Em São Paulo, o investimento na educação é o maior do pais, os professores são um dos  mais bem pagos, com um plano de carreira e incentivos educacionais contínuos. Os investimentos em educação são os maiores, com acesso a teatro, piscinas, cursos e etc. A educação de São Paulo tem mais recursos do que muitas escolas particulares, mas o perfil dos alunos dificulta o aprendizado. Não estou dizendo que não precise de melhorias, vivemos em sociedade e a sociedade precisa estar sempre em continua melhoria. Mas precisamos enxergar a realidade, será que o que falta na educação é realmente mais investimento?
      Creio que falta sim investimento nos pais com os seus filhos, a educação somente ira melhorar quando a educação não for somente responsabilidade do estado, mas sim uma responsabilidade conjunta entre pais e estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!