O Estado e município de São Paulo são negligentes?

Observo diariamente pessoas reclamando da situação do Estado e do município de São Paulo, como se eles fossem estados ditatoriais, como se a população não tivesse direitos e deveres, que a população somente fosse explorada pelos grandes burgueses e bancos, que não há serviços prestados para a população. Será que é mesmo assim?
O Estado e município de São Paulo são os locais onde o Estado de bem estar social, ou Estado Social mais se aplica em todo o país. E qual seria realmente o Estado de Bem Estar Social, seria ao qual o estado tem deveres com a população, e deve fazer o possível para que as suas necessidades sejam cumpridas, como educação, saúde, trabalho, transporte, saneamento básico, urbanização, parques, fiscalização, etc.
Aqui em São Paulo, nos podemos discutir a qualidade dos serviços prestados para a população, mas não o acesso a esses serviços. Nenhum estado ou município do Brasil tenta prestar os serviços à população como São Paulo.
Acontece que desde a década de 30 do século passado, quando foi inserido o Estado social, ao qual o Estado ficou responsável pela situação da população nas questões sociais, ao qual a população teria que arcar com a manutenção do Estado e todos os serviços através de impostos e tributos.
Muito se discuti que o Estado deixou de prestar serviços à população e se preocupou mais com a economia e a classe burguesa. Mas cuidar da economia é uma das obrigações do Estado, pois é a economia que regula o trabalho e renda da população, se não houver investimento da rede privada não haverá empregos e uma distribuição de renda através do trabalho e não do assistencialismo exagerado do Estado. Que com o tempo ficaria sem dinheiro para manutenção de todos os outros serviços.
A parte da população mais ignorante esta acostumada que tudo é responsabilidade do Estado, por não conhecimento acaba decaindo no senso comum de que os problemas que existem é de exclusiva responsabilidade do Estado, se eximindo de tal responsabilidade, de acordo com a constituição de 1988 é responsabilidade do cidadão a manutenção e participação da administração do município, Estado e União Federal. Podendo ser através de representantes, associações, partidos, sindicatos e etc.
As leis não foram feitas apenas para uma minoria, mas infelizmente alguns cidadãos possuem privilégios acima da população em geral, principalmente funcionários públicos de alto escalão. Mas mesmo assim temos que lutar para que as regras impostas pela sociedade sejam respeitadas, e lutar para que se alguma estiver sendo mal interpretada e traga prejuízo a sociedade, temos que lutar para seja alterada.
Muitas vezes agimos crendo que temos mais direitos do que realmente possuímos. Por achar algo injusto, mas não podemos também colocar toda a responsabilidade no Estado.
A educação, por exemplo, no Estado e município de São Paulo, a educação tem um dos maiores orçamento do Brasil, aonde são atendidos milhões de pessoas. Existem praticamente 400 mil funcionários, mais de 4 milhões de estudantes, milhares de escolas, cursos técnicos, Ongs, associações, etc. que depende do orçamento do Estado e município de São Paulo. O estado tem que pagar alimentação, material didático, transporte, etc. Se for comparar com outros estados e municípios que não possuem um orçamento tão grande, mesmo que tenham menos alunos e funcionários, os direitos aos estudantes à educação são bem limitados.
Por estarmos inseridos no Estado, cremos que a educação esta ruim por causa da ma qualificação do professores e falta de orçamento, mas se for perguntar para muitos professores, verá que um dos grandes problemas é a falta de interesse dos alunos e dos pais com a educação. Por acharem que a educação é responsabilidade da escola e não do cidadão.
Temos que compreender como as instituições funcionam realmente, e não ficarmos caindo no senso comum, temos que conhecer para podermos criticar e assim melhorar.
Segue abaixo link dos orçamento do Estado e município de São Paulo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!