Infortunidade da vida de um professor!

   Semana passada aconteceu algo que pensei que nunca fosse acontecer comigo, ao dar uma aula no ensino médio, alguns alunos estavam atrapalhando a aula e não me deixavam dar continuidade a aula, quando conseguia a atenção e começava a aula, um aluno atrapalhava e começava tudo novamente, após várias tentativas o aluno não se "tocava" e exigi a saída dele da sala de aula, já que ela não queria participar. Ele se negou e o informei que se ele não fosse iria retira-lo, ao encostar no ombro dele para acompanha-lo até a porta ele levantou e me deu um soco no peito. Nesse momento fiquei nervoso e peguei o garoto e levei para fora da sala e o monitor da escola o levou para a direção.
   Isso é o que acontece com vários professores na escola pública, onde os professores não possuem mais autoridade em suas salas de aula, e os alunos acreditam que podem fazer o que quiser. No qual temos que dar aulas de alunos que já são de maior, com alunos de 15 e 16 anos, alguns alunos tem interesse em aprender e progredir na sociedade como cidadãos e outros estão lá apenas para criar ma influência nos outros alunos. Não possuem interesse na vida em sociedade, creem que vão ser sustentados pelos pais o resto da vida, que a vida é fácil porque os pais as tornaram fáceis para que não entrassem em mas companhias, mas infelizmente os filhos acabam se tornando as mas companhia.
    Esse é um dos grandes motivos por que muitos professores deixam a profissão, por não serem respeitados como profissionais e pessoas! A educação vem de casa, e os pais não estão ensinando aos filhos o seu papel na sociedade, que ha certos limites que devem ser respeitados, senão serão penalizados. E depois vem reclamar da escola, do estado, dos professores e não assumem a responsabilidade pelos seus filhos, de estarem mimando eles demais e principalmente não conhecendo realmente quem são os seus filhos.
    Muitos pais vão a escola com unhas e dentes para defender os seus filhos, pelo que eles ouviram que eles foram descriminados e mal-tratados, mas nunca aparece pais para defender a escola, os professores da agressão de seus filhos, dizendo que já não sabem o que fazer, que já conversaram e tudo. E jogam a responsabilidade para a escola. Cadê a educação familiar? Para defender tudo bem, mas para cobrar, nada?
     Sempre quis ser professor, muito tempo de minha vida trabalhei em várias atividades, por crer que não tinha vocação para isso. E essa semana após o acontecido, fiquei pensando o mesmo, estava prestes a desistir de lecionar, quando ontem, encontrei algumas alunas que lecionei ano passado, e falaram que sentiam falta de minhas aulas, que sabia explicar e fazer a sala discutir o assunto e compreender a matéria.
     São esses poucos momentos que valem a pena ser professor, ser reconhecido como alguém que deseja contribuir com os seus alunos, e não prejudicar. Nenhum professor vai a escola para prejudicar os alunos, mas para tentar contribuir para o processo de vida dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!