Ideologia ou objetivo de vida.


Algumas pessoas confundem a ideologia com objetivo de vida. A ideologia é um termo que possui diferentes significados, sendo que no senso comum é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideiaspensamentosdoutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas. Enquanto que objetivo de vida significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo a sua vida, que é concreto e existe independentemente do pensamento.
No mundo existem diversas visões de sociedade, visão socialista, visão liberal, visão neoliberal, tecnicista, etc., mas o que todas têm em comum, são o apego as ideologias, e não ao objetivo, independente do sistema de governo, de seus ideais, temos que focar nos objetivos, o que está dando certo continuar, o que estiver dando errado, mudar.
Um exemplo bem claro é o que está acontecendo na Venezuela, desde a época de Hugo Chaves, os governantes e a própria população se apegaram em uma ideologia chamada de socialismo bolivariano, ao qual o governo começou a controlar todos os meios de produção do pais, tomando controle do legislativo e do judiciário. Ao se apegaram em uma ideologia, e tentar mudar o que estava dando errado, continuaram a se apegando em ideias ultrapassadas que não estavam funcionando, não estou dizendo que deveriam acabar com tudo e começar do zero, mas deveriam se apegar a objetivos e não a ideologias, o governo deveria ter feito uma autocritica, e visto que certas ideologias somente para se manter o poder estavam empobrecendo a população.
Podemos perceber isso também no sistema de educação brasileira, nos apegamos em ideologias e não em objetivos e resultados, temos dificuldades em mudar, em perceber que algumas coisas que deram certo devem continuar, mas muitas precisam de uma mudança geral. Um exemplo é a criminalização da autoridade do professor, como se um professor autoritário fosse ruim, que somente os professores compreensivos tivessem didática. Nas escolas particulares de ponta, os professores autoritários são os mais valorizados, pois para se aprender tem que ter objetivo, regras e principalmente autoridade em sala de aula, autoridade de conhecimento. Por que senão os alunos não respeitam os professores.
Em uma sociedade capitalista como a nossa, onde estamos a todo momento em competição, mesmo que não percebamos. Tanto as empresas como as pessoas têm que se adaptar, deve se ter ideologia, mas temos que principalmente objetivo de vida, senão acabamos nos apegando no que nos atrapalha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Desigualdade Étnica no Brasil. Temos que parar de tentar reparar o passado e cuidar melhor do presente.