A ignorância dos jovens negros na atualidade!

A ignorância dos jovens na sociedade atual me assusta muito, por que a sociedade está os educando para isso. Principalmente por que os jovens acham que eles têm direitos e oportunidades iguais diante dos problemas sociais. A falta de educação escolar e social os torna vítima de pessoas que estão na elite, por que os jovens acabam pensando como os opressores. Como diz um velho ditado “O sonho de todo oprimido e se tornar opressor”.
Sou professor de sociologia, e estou percebendo que ultimamente os nossos alunos da escola pública não estão compreendendo as desigualdades sociais entre os brancos e negros na sociedade, sei que como negros e cidadãos, lutamos para que todos sejamos tratados iguais, mas a educação está enganando os nossos jovens negros, pensando que eles vão ter as mesmas oportunidades que um branco, as oportunidades de um jovem pobre negro é muito diferente das oportunidades de um jovem pobre branco. Fiquei abismado e revoltado quando li a reportagem do novo vereador eleito Fernando Holiday que disse que quer o fim das cotas e do dia da consciência negra. Como um jovem negro pode ser tão ignorante e imaturo para falar que os negros são beneficiados pela sociedade. Como ser negro, somos beneficiados!? Como se tivéssemos as mesmas oportunidades sociais, eu como muitos negros sabemos como e crescer em uma sociedade em que você é descriminado desde jovem, e temos que engolir vários sapos para conseguir crescer socialmente, por que se fossemos brigar toda vez que somos desrespeitados por ser negros, nos não conseguiríamos sair de casa e nem trabalhar. E ainda por cima esse vereador de sp não percebe que ele tem um pensamento da elite branca que acha que os negros não deveriam ter acesso a bons empregos e nem direito a entrar na faculdade. Eu sou morador de Bauru, já morei em sp, mas nunca conheci um vereador com um pensamento tão retrogrado como esse, pode até que tenha tido algum, mas não abertamente.
A qualidade de vida dos negros e seus descendentes melhorou muito nesses últimos 50 anos, mas ainda existem vários reflexos sociais, por exemplo, a maior massa de desempregados é de negros e pardos, será que é porque eles são vagabundos e não gostam de trabalhar ou por que não tem as mesmas oportunidades que os brancos? Noventa e um por centro (91%) das pessoas com nível superior são brancos, apenas nove por cento (9%) são negros e pardos, e a estatística são as mesmas nas escolas particulares. Esse pensamento de que negro tem privilégios na sociedade é pura ignorância, como se o negro não sofresse preconceito desde que nasce, na sociedade, na escola e no trabalho.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!