Uma explicação ao aumento da violência em São Paulo!


     Para explicar a violência que  ocorre em São Paulo, temos que pesquisar de uns anos para cá! O método de violência que esta acontecendo em São Paulo em varias regiões e cidades são atos terroristas com simples intenção de desestabilizar a sociedade e causar uma sensação de insegurança, para que a população se sinta totalmente cercada pela criminalidade.
      Agora vamos discutir o que realmente está acontecendo, nos últimos anos, o Estado de São Paulo esta passando por um grande processo social, ao qual os jovens estão tendo mais acesso a educação e trabalho, e assim com mais oportunidades do que ir para a criminalidade. Os jovens hoje em dia, com o acesso a educação estão começando a analisar quais opções eles estão tendo na vida, o que podem conquistar com seus esforços.
     E ao mesmo tempo com as ações do Estado, não com aumento do policiamento, mas fazendo o seu dever, aumentar o acesso ao saneamento básico, saúde, educação, creches, moradia, luz, água, assistência e etc. Dessa forma com a diminuição da desigualdade entre as regiões mais pobres e das mais ricas, cria-se uma sensação de segurança, por que as pessoas não estão necessariamente indo para a criminalidade para conseguir sobreviver.
     Com esse aumento de opções para o jovem sobreviver, ele esta evitando ir para o crime para conseguir sobreviver. E dessa forma o crime organizado perde força na sociedade e em sua região, porque os jovens que estão no crime, estão morrendo ou indo preso, não retorna para a criminalidade. O crime organizado esta perdendo força, perdendo controle sobre as suas regiões, não tanto pelo aumento do policiamento, mas sim por que os jovens não estão mais se interessando em viver na criminalidade por haver outras opções no momento.
      Essa onda de criminalidade esta relacionada à perda de controle de regiões, e a forma mais fácil de afrontar a sociedade é atacando os policiais, pois eles são a representações do Estado e da sociedade, eles representam à ordem e a segurança. Se você abala essa sensação de ordem e segurança, abala a sociedade, e dessa forma os criminosos acabam por retomar o controlar de suas regiões através do medo.
      Estou dizendo que aqui em São Paulo esta acontecendo dessa forma, por que nessa região o desemprego esta em baixa, ha crescimento econômico,  o acesso aos serviços públicos e ainda há muito trabalho para os jovens. Mas isso pode mudar, se o país e o estado não continuarem a crescer e der condições de vida para a população.
      Há vários dados que o aumento da violência esta relacionado ao aumento da desigualdade social. Mesmo com essa onda de violência, o estado de São Paulo ainda tem um índice de violência muito menor do que outros estados, inclusive Brasília. Como digo aos meus alunos, “Podemos reclamar da qualidade dos serviços prestados a população, mas não podemos reclamar do acesso a esses serviços!”.
     A policia tem que fazer o seu papel, pegar os mandantes e levar a justiça! E a população tem que continuar a viver e continuar a educar os seus filhos que há outras opções na vida do que ir para a criminalidade.
     Sabemos que estamos com essa sensação de insegurança, mas não podemos nos render a violência e a criminalidade! É realmente isso que eles querem, temos que continuar trabalhando, estudando e principalmente vivendo para que haja um futuro melhor para todos nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!