Especulação imobiliária ou Realidade imobiliária.

     Nos dias atuais podemos perceber que a grande venda e procura por apartamentos em todo o Brasil esta em alta, criando empregos, mercado de vendas e compra e principalmente muita especulação imobiliária.
     Se você for avaliar o valor de um apartamento no ano de 2007 e comparar o apartamento em 2011, com certeza ira se assustar. No mínimo houve um aumento de 100% no valor do imóvel. Será que foi porque durante esse tempo houve um grande aumento da inflação e consequentemente o aumento de material de construção e assim por seguinte o aumento dos salários da maioria dos trabalhadores brasileiros?
      Infelizmente tenho que informar que não foi nem uma coisa e nem outra, vamos analisar o que realmente esta acontecendo com a renda dos brasileiros! Uma parte da população que era considerada classe D acabou migrando para a classe C, mas não esqueça que podemos discutir isso também, porque atualmente uma família que tem uma renda de dois salários mínimos é considerada classe C.
    Outro fator que realmente aumentou a especulação nos últimos 4 anos foi à abertura de credito imobiliário que o governo liberou para os bancos, nos quais agora os novos apartamentos podem ser financiados em até 30 anos e com juros atrativos para grande maioria da população que esta acostumada a conseguir créditos absurdos pelo mercado.
    Com essa grande parte da população que não tinha acesso ao crédito, começaram a comprar. As grandes construtoras aproveitaram essa grande abertura de novos consumidores e começaram a construir prédios para a classe media, mas com valores de classe media alta, houve um grande aumento de procura e poucos apartamentos, com isso a lei do mercado falou mais alto, cobrando mais se ganha mais, mesmo que essa mercadoria não vala tudo isso.
    Muitas pessoas com mais condições financeiras começaram a comprar apartamentos para investir, compram na planta e financiam com o banco ou a construtora, quando o apartamento esta pronto, ele revende a um preço muito maior, tirando o seu lucro. Nesse processo o especulador ganha muito mais do que investindo o seu dinheiro em qualquer ação da bolsa de valores.
   Não podemos negar que a abertura de credito imobiliário ajudou muitas pessoas a comprarem o seu imóvel, mas também podemos perceber que isso também afetou a sociedade de uma forma muito negativa. O credito imobiliário se tornou moeda de especulação, ao qual se uma pessoa quiser comprar um imóvel que realmente valeria um valor há 4 anos, hoje ele não tem como comprar, pois o valor aumentou tanto que a renda dele não comporta mais.
    Um exemplo que posso dar seria um apartamento para pessoas de baixa renda, um apartamento do Cingapura próximo da favela Teotônio Vilela esta sendo cotado em 120 mil reais. Será que ele realmente vale esse valor ou esta sendo totalmente especulativo?
    Será que esse processo de especulação imobiliária já não aconteceu em outros paises? Infelizmente sim, aconteceu nos EUA e causou a crise mundial de 2009, ao quais muitos analistas dizem que pode acontecer o mesmo no Brasil, acontece que essa bolha imobiliária um dia ira estourar e assim afetarem a economia do país inteiro.
    Quem investiu em especulação imobiliária pode estar ganhando muito dinheiro, mas até quando essa bolha vai agüentar?

Comentários

  1. O preço do metro quadrado de apartamento no Capão Redondo R$ 3.000,00
    O preço do metro quadrado de apartamento em Higienópolis R$ 3.000,00
    Especulação ou Realidade?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O PAPEL SOCIAL DA UNIVERSIDADE PARTICULAR EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS PRESTADOS A COMUNIDADE

A educação no Brasil antigamente era realmente melhor?

Queria estar errado!